Haddad espera que decisão de Moraes sobre IOF saia ainda nesta semana

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad afirmou nesta terça-feira (15/7) que tem expectativas de que o impasse sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) seja resolvido ainda nesta semana. Ele disse, ainda, que acredita que a solução será rápida e que o único detalhe impeditivo foram as operações de risco sacado.

Executivo e Legislativo se reuniram hoje no Supremo Tribunal Federal (STF) para uma audiência de conciliação sobre o decreto do IOF. No entanto, a reunião terminou sem um acordo entre os poderes. Haddad avaliou que o ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, está bem apropriado da situação e tirou todas as dúvidas que tinha.

“Eu acredito que ele vai chegar a uma conclusão na sua decisão que vai convergir com as necessidades do país”, expôs Haddad.

Leia também

O risco sacado é um adiantamento que os bancos concedem a empresários, e que têm essas grandes companhias como garantidoras da operação. A tributação dessa modalidade gerou uma reação negativa do mercado, o que pode levar o governo a reconsiderar os ajustes.

Haddad ressaltou, ainda, que as operações de risco sacado representam cerca de 10% do decreto, aproximadamente R$ 1,2 bilhão. Questionado se o resultado deve impactar no Relatório de Despesas e Receitas, o ministro afirmou que vai depender da decisão de Moraes. “Mas eu entendo que pelas discussões que nós fizemos sobre o que é incontroverso, nós vamos chegar a uma boa solução”, disse.



Fonte: Metrópoles

Gregore se despede do Botafogo em partida do Brasileirão

O empate entre Botafogo e Vitória nesta quarta-feira (16), válido pela 14ª rodada do Brasileirão, marcou a despedida do volante Gregore com a camisa...

Corinthians: Dorival abre o jogo sobre ausência de reforços

O técnico Dorival Júnior, do Corinthians, abriu o jogo sobre um pedido que fez à diretoria assim que chegou ao clube, no final de...

Bielorrússia desliga unidade em usina nuclear após alerta

Uma unidade da usina nuclear da Bielorrússia foi desconectada após um alarme indicar um desvio no sistema de resfriamento, informou o Ministério da Energia...