Entenda diagnóstico de Donald Trump e conheça os sintomas de alerta

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 79 anos, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica, doença que afeta a circulação do sangue nos membros inferiores. A confirmação foi feita pela Casa Branca nesta quinta-feira (17/7), após exames para investigar um inchaço nas pernas.

A insuficiência venosa crônica (IVC)  é uma condição em que as veias das pernas não conseguem retornar o sangue ao coração de forma eficiente, causando acúmulo de sangue e pressão nas veias. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), esse tipo de doença atinge cerca de 38% da população brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres.

Leia também

Diagnóstico

No caso de Trump, a Casa Branca informou que o mandatário foi submetido a uma série de exames após sentir inchaço persistente nas pernas. Ele fez um hemograma completo, painel metabólico abrangente, testes de coagulação, d-dímero, peptídeo natriurético tipo B e biomarcadores cardíacos, incluindo um estudo vascular diagnóstico que revelou a doença crônica.

Outros exames, como ecografia vascular (ecodopler), podem ajudar no diagnóstico da doença. Segundo o cirurgião vascular Herik Oliveira, varizes muito aparentes são um sinal de alerta para que o paciente procure ajuda médica.

“Esse paciente deve procurar um especialista, que é o médico angiologista e cirurgião vascular, para uma avaliação clínica e na maioria das vezes um exame complementar que vai avaliar o sistema venoso profundo, ver se tem alguma presença de trombose antiga ou trombose aguda, e ainda vai avaliar o sistema venoso superficial para avaliar se tem presença de refluxo e de varizes”.

Sintomas de insuficiência vascular crônica:

  • Dores e inchaço nas pernas;
  • Cãibras;
  • Hematomas;
  • Coceira;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Inchaço nas mãos, pés e tornozelos.

O cirurgião vascular Fábio Rocha explica que o sangue acumulado nas pernas também pode levar ao escurecimento delas e à formação de feridas. Além disso, as varizes também são fatores de risco para tromboflebite e trombose venosa profunda (TVP).

“A embolia pulmonar, por exemplo, também é causada pela migração de um trombo no sistema venoso até o pulmão. Isto ocorre quando há a presença de trombose venosa profunda nos membros inferiores. Um dos fatores de risco da TVP é justamente a formação de varizes”, explica o cirurgião vascular.

A Casa Branca informou que não foram encontrados indícios de trombose venosa profunda ou de doenças arteriais. “É uma condição comum e benigna”, afirmou a secretária de imprensa, Karoline Leavitt.

Tratamento

O tratamento da insuficiência vascular crônica deve girar em torno da melhoria da circulação do sangue, principalmente nas pernas e pés. Evitar longos períodos na mesma posição, controlar o peso, praticar exercícios físicos para estimular a passagem sanguínea, são hábitos excelentes para prevenir a doença e tratar as varizes.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Incêndio atinge concessionária de carros de luxo na Barra da Tijuca

Um incêndio atingiu uma concessionária de carros de luxo na Avenida das Américas, principal via da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio...

Mãe de Eliza Samúdio recebe pertences da filha 15 anos após o crime

A mãe de Eliza Samúdio divulgou, nesta quinta-feira (17), que recebeu da Justiça alguns pertences da filha 15 após o assassinato da jovem. Em uma...

Empresas dos EUA avaliam propor lista de “exceções” à tarifa sobre o Brasil

Entidades e empresas americanas avaliam a possibilidade de propor ao governo dos Estados Unidos uma lista de exceções às tarifas de 50% que o...