A mãe de Eliza Samúdio divulgou, nesta quinta-feira (17), que recebeu da Justiça alguns pertences da filha 15 após o assassinato da jovem.
Em uma publicação nas redes sociais, Sonia Fátima Moura desabafou sobre o momento em que recebeu os objetos — um par de sapatos, óculos escuros e uma fotografia queimada. “Depois de 15 anos de espera, na esperança de encontrar seus restos mortais, o que a Justiça me devolveu são esses objetos da Eliza”, escreveu. “Ter esses objetos em minhas mãos é como se o tempo não tivesse passado. A dor continua, é tão intensa, tão crua.”
O corpo de Eliza nunca foi localizado. Em janeiro de 2013, o Tribunal do Júri de Contagem (MG) expediu a certidão de óbito da jovem, que tinha 25 anos na época do crime.
Sonia afirmou que guarda com nitidez as memórias da filha e que os objetos entregues representam mais do que simples lembranças: “Esses objetos são como um pedaço seu, um pedaço de mim. É difícil acreditar que você se foi há tanto tempo, e de uma forma tão cruel e covarde.”
Relembre o caso
A atriz e modelo Eliza Samudio desapareceu em 4 de junho de 2010, quando comunicou para amigos que faria uma viagem. Desde então, nunca mais foi vista. Aos 25 anos, ela foi considerada morta após suspeitos assumirem o assassinato.
O caso de Eliza começou entre o final de 2008 e o começo de 2009, quando a atriz conheceu Bruno Fernandes de Souza, conhecido como “goleiro Bruno”, no Rio de Janeiro. Ele era jogador profissional de futebol e vivia o auge da carreira, atuando como titular do Flamengo.
Relacionamento, desaparecimento e confissões
Bruno e Eliza tinham um relacionamento extraconjugal. O goleiro era noivo na época e mantinha, segundo testemunhas, mais de um relacionamento ao mesmo tempo. A atriz engravidou do goleiro e tornou pública a gestação e a paternidade de Bruno, em 2009. O fato repercutiu, o que gerou a negativa do atleta em assumir a criança.
Durante a gravidez, alguns registros de ocorrências foram feitos por Eliza. O filho do casal, Bruninho, nasceu em fevereiro de 2010. Em junho, um ano depois do anúncio da gravidez, Eliza foi considerada desaparecida. O último relato sobre o paradeiro dela, indicava para o sítio de Bruno, em Minas Gerais.
Após diligências da polícia, foram encontrados peças de roupas e fraldas no local. O filho de Eliza foi encontrado na periferia de Belo Horizonte.
Alguns condenados pela morte de Eliza contaram versões sobre o que teria acontecido com a mãe do filho do ex-goleiro. As confissões indicam que a modelo foi estrangulada, e depois de morta foi esquartejada. Nunca encontraram os restos mortais.
As versões nunca foram totalmente provadas, uma vez que a polícia nunca conseguiu encontrar os restos mortais da atriz.
A história amplamente divulgada, apresenta o crime como uma trama planejada pelo ex-goleiro. Ele foi condenado a 20 anos de prisão pelo crime, embora nunca tenha confessado que premeditou a morte de Eliza Samudio.
Veja a publicação completa:
“Depois de 15 anos de espera , na esperança de encontrar seus restos mortais,o que a justiça me devolveu são esses objetos da Eliza ,ter esses objetos em minhas mãos é como se tempo não tivesse passado,a dor continua é tão intensa, tão crua.
Tenho vivo em minha memória cada gesto seu.
Esses objetos são como um pedaço de seu,um pedaço de mim,é difícil acreditar que vc se foi há tanto tempo, e de uma forma tão cruel e covarde.
A dor da partida de quem amamos é uma ferida que nunca fecha completamente, é como se uma parte de nós tivesse sido arrancada,deixando um vazio que ecoa em cada momento, a saudade é uma presença constante uma sombra que me acompanha em cada passo meu,mas foi nessa dor que encontrei forças para seguir, a dor nunca vai embora eu aprendi viver com ela e carrego comigo as suas melhores lembranças.
Bruninho está crescendo e realizando os sonhos de vcs,e é como se vc Eliza estivesse viva,sorrindo para ele,ver ele alcançar os objetivos que vc tanto queria é um consolo para dor que sinto,é como se parte de vc estivesse viva no Bruninho e isso me dá forças para seguir, Bruninho é a continuidade da sua história, isso me enche de orgulho e esperança por saber que nem todos os seus sonhos morreram com vc, mas que irão ser realizados pelo seu filho e isso é um presente precioso para mim.”
*Sob supervisão de Rafael Saldanha