Alckmin evita falar sobre Bolsonaro: “É uma questão do Judiciário”

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que a operação da Policia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deflagrada nesta sexta-feira (18/7), é assunto do Judiciário e não compete ao poder executivo. A declaração foi dada por ele na sede do ministério do Desenvolvimento, Comércio e Industria (MDIC), em Brasília.

Questionado se a operação pode comprometer a negociação tarifária que vem ocorrendo entre Brasil e Estados Unidos, ele avaliou que isso não deveria acontecer, uma vez que a separação dos poderes é a base do Estado de direito, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. “Os poderes são independentes. Isso é de Montesquieu, não é de hoje. Então, a separação dos poderes é a base do Estado do governo”, disse.

Ele destacou, ainda, que os Estados Unidos não enviaram, até então, a ordem executiva que aumenta as tarifas de produtos brasileiros para 50%. De acordo com Alckmin, a Organização Mundial do Comércio (OMC) só poderia entrar em ação, caso existisse um ato concreto, o que ainda não aconteceu.

“A OMC tem dois caminhos. O caminho são as consultas, isso é depois de um fato concreto. Depois você tem o painel, que é uma segunda etapa, e ainda tem uma questão recursal. Mas isso não é discutido nesse momento, porque isso seria só depois do fato concreto.”, disse ele.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a taxação de produtos brasileiros, que deve começar a valer a partir do dia 1° de agosto, no entanto, a questão ainda não foi formalizada.

Leia também

Negociação

Alckmin ressaltou que o caminho que o Brasil vai adotar no impasse é a negociação e o diálogo. A intenção do governo é reverter o anuncio das taxas antes do fim de julho. Uma carta de negociação foi enviada ao governo americano, no entanto, ainda não houveram respostas, segundo informou Alckmin.

Durante toda a semana, Alckmin se reuniu com membros do setor produtivo e do agronegócio brasileiros para ouvir e entender as demandas dos setores. Na ocasião, ele voltou a criticar a taxação e disse que a medida é inadequada.

“Elas são absolutamente inadequadas. Os Estados Unidos têm déficit na balança comercial com boa parte do mundo, mas têm superávit na balança comercial com o Brasil, tanto no setor de serviços quanto no de bens. Tem superávit há 15 anos na balança comercial com o Brasil”, declarou.



Fonte: Metrópoles

Não superou? Arthur Aguiar reacende rixa com Jade Picon após 3 anos

Em breve, em janeiro de 2026, estreia a nova temporada do Big Brother Brasil, mas Arthur Aguiar parece ainda não ter superado a edição...

Quem ganhou o BBB 11?

O Big Brother Brasil 11 consagrou Maria Melilo como a campeã da edição — ela tinha 27 anos na época. Levando R$ 1,5 milhão...

Site vaza detalhes da chuteira que Messi pode usar na Copa do Mundo de 2026

Lionel Messi já sabe qual chuteira irá usar na disputa da próxima Copa do Mundo, em 2026, na América do Norte. Neste sábado (27),...