Quem é Sandra Gadelha, mãe de Preta Gil que inspira música Drão

Após a notícia da morte da cantora Preta Gil, a web relembrou da última apresentação dela. Em abril de 2025, a cantora subiu ao palco ao lado do pai, Gilberto Gil, durante a turnê Tempo Rei, em São Paulo. A canção escolhida para a ocasião foi Drão, inspirada na então esposa de Gilberto e mãe de Preta, Sandra Gadelha.

Preta Gil subiu ao palco pela última vez ao lado do pai: relembre

O nome da música em si já é uma homenagem a Sandra, já que ela era chamada de Drão após Maria Bethânia dar este apelido à ela. A letra da canção fala em momentos difíceis e foi escrita enquanto Gil e Sandra estavam se separando.

“Drão, o amor da gente é como um grão/ Uma semente de ilusão/ Tem que morrer pra germinar/ Plantar nalgum lugar/ Ressuscitar no chão nossa semeadura/ Quem poderá fazer aquele amor morrer/ Nossa caminhadura”, diz um trecho da canção.

4 imagensSandra Gadelha e Preta GilSandra Gadelha e Preta GilMãe de Preta se emociona ao ver filha cantando Drão com Gilberto GilFechar modal.1 de 4

Sandra Gadelha e Preta Gil

Reprodução/Instagram2 de 4

Sandra Gadelha e Preta Gil

3 de 4

Sandra Gadelha e Preta Gil

Reprodução/Instagram4 de 4

Mãe de Preta se emociona ao ver filha cantando Drão com Gilberto Gil

Leia também

Quem é Sandra Gadelha?

Sandra tem 78 anos. Ela foi a terceira esposa de Gilberto Gil e os dois se casaram em março de 1969 e foram casados por 21 anos. Eles tiveram três filhos juntos, Pedro, Preta e Maria. Tanto Pedro quatro Preta agora falecidos. Pedro morreu aos 19 anos, em 1990 após uma acidente de carro.

Ela é irmã de Dedé Gadelha, que foi a primeira esposa de Caetano Veloso. Os quatro conviveram juntos durante o exilo dos artistas na Inglaterra. Foi Maria Bethânia, inclusive, que deu o famoso apelido de Sandra, Drão, inspiração para uma das músicas mais conhecidas de Gilberto Gil.

Foto colorida de Sandra Gadelha e Preta Gil - MetrópolesSandra Gadelha e Preta Gil

Durante o relacionamento com Gil, Sandra também foi homenageada pela canção Sandra. Segundo Gil no livro Todas as Letras, a canção foi inspirada em duas Sandras.

“O que ninguém sabe, e que não se revela de nenhuma maneira na canção, é que há duas Sandras, a que é mencionada no fim e a do título, que não se refere à Sandra com quem eu era casado, mas a uma menina linda, maravilhosa, também chamada Sandra, que tietava o Caetano em Curitiba”, escreveu Gil no livro “Todas as Letras”.



Fonte: Metrópoles

Nevoeiro causa suspensão de pousos e decolagens no Aeroporto Salgado Filho

O nevoeiro em Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (21) causou transtornos no Aeroporto Salgado Filho. Pousos e decolagens foram suspensos às 6h. De acordo...

BCE: empresas da zona do euro têm otimismo, mas sentem impacto com tarifas

As empresas da zona do euro permanecem otimistas em relação às suas perspectivas de crescimento, mas também estão sofrendo pressão sobre seus lucros, em...

Gerson estreia na Rússia e ironiza vitória do Flamengo sobre o Fluminense

O ex-Flamengo, Gerson, estreou pelo seu novo clube: o Zenit, da Rússia. O meia foi apresentado no último dia 13 de julho, porém fez sua...