O Grande Debate: Brasil cerceia redes, como regimes autoritários?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta terça-feira (22), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o Brasil cerceia redes sociais como regimes autoritários.

À CNN, o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre as cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro e disse estar preocupado com a liberdade de expressão.

Cardozo avalia que não existe cerceamento.

“O próprio Supremo Tribunal Federal já teve restrições mais graves impedindo pessoas de dar entrevistas. O próprio ministro Luiz Fux, no passado, impediu o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de dar uma entrevista para a imprensa”, disse.

“Se eu utilizar a minha liberdade de expressão para atingir situações delituosas, eu estou indo além daquilo que o direito me permite. Eu não posso usar a minha liberdade de expressão para incentivar homicídios, para ferir a honra das pessoas, como também não posso utilizá-la para coagir o Poder Judiciário a uma decisão”, defendeu.

Para Coppolla, há censura no país.

“Nós voltamos à pré-história do direito, onde uma pessoa presumidamente inocente está impedida de se manifestar e responde na própria pele pelas ações praticadas por outra pessoa. Isso é qualquer coisa, menos Justiça”, opinou.

“Se Bolsonaro conceder, de boa-fé, uma entrevista a um veículo de mídia e este conteúdo for publicado por esta empresa ou por um terceiro nas redes sociais, quem sofrerá a punição máxima e a perda absoluta de liberdade é Bolsonaro, Portanto, na prática, o ex-presidente da República, antes do seu julgamento, está impedido de falar publicamente”, concluiu.

Putin e Zelensky só vão se encontrar em etapa final para paz, diz Rússia

O Kremlin disse na sexta-feira (25) que uma cúpula entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, só poderia acontecer...

Homicídios caem mais de 5% no país, diz Fórum de Segurança Pública

O Brasil registrou uma queda de mais de 5% nos homicídios em 2023, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados nesta quinta-feira...

Veja o que filho de Schumacher disse sobre assumir nova escuderia da F1

Mick Schumacher, filho do heptacampeão da Fórmula 1, Michael Schumacher, quer seguir os passos do pai. Depois de passar três temporadas fora da principal categoria...