Deu na Folha: Arnaldo Barros faz conversão em massa de traficantes e diz ter tirado mais de 5 mil pessoas do crime

“Amigo, sou o pastor Arnaldo Barros”. O líder da acreana Igreja Geração Eleita se apresenta antes de anunciar uma missão para a câmera do celular. “Vamos desligar um jovem de uma certa facção, que ele tá baleado.” Barros está no carro com dois homens que dizem ser ex-membros do PCC e outro do CV. Ambos contam ter deixado essa vida bandida após aceitar Jesus Cristo no coração.

A reportagem publicada na manhã desta quarta-feira é da Folha de S. Paulo, que dá destaque ao assunto. Internautas reagem:

“Narconeopentencostalismo”, diz um.

“Igreja fazendo acordo com facção criminosa”, diz outro.

Outros apóiam o pastor, como se vê nos prints acima.

 

Chegam a uma casa. “Agora é a vez de resgatar um homem que (tá na pulseira), diz Barros”, em referência á tornozeleira eletrônica que gana destaca na gravação. Ele participava do B13, uma facção local. Mostra cicatrizes de múltiplos tiros que levou na coxa, no peito e no braço. O jovem ficou deficiente da perna”, diz.

O convertido diz que vai cuidar da saúde e do filho, e endereça um recado aos antigos companheiros do crime: “agradeço a compreensão de todos vocês, e que entendam o meu lado”. Agora ele vai estar congregando na igreja”, emenda Barros, que calcula ter contribuído para mais de 5 mil desligamentos, que, como ele define, “são homens e mulheres que sob a sua batuta abandonaram as facções pela via da conversão evangélica.

O B13, por exemplo, prevê que a saída é a igreja ou o caixão”, diz o pastor. “Ou seja, ou você morre ou se converte”, afirma. Ele conversa com a Folha por telefone enquanto faz musculação na academia. “1, 2 3”, conta o número da série dos exercício para em seguida discorrer sobre os milhares de desligamentos que diz ter promovido em seu estado.

O Acre tem intensa atividade criminal por conta de sua extensa fronteira com países vizinhos, pontos de escoamento para a droga. Alguns dos vídeos capturados por Barros vão para as redes sociais. Ex-vereador em Rio branco pelo Podemos, com mandato de 2021 a 2024 e sem conseguir se reeleger, Barros tem cerca de 4.400 seguidores no Instagram, seu principal perfil digital.

 

Terremoto de magnitude 5,9 atinge Papua Ocidental, na Indonésia

Um terremoto de magnitude 5,93 atingiu a região de Papua Ocidental, na Indonésia, neste sábado (26), segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências...

Centrão evita comprar briga em tarifaço em meio a cobranças e acusações

A menos de uma semana da entrada em vigor do tarifaço americano contra o Brasil e sem qualquer sinal positivo da Casa Branca, o...

Tarifaço: Setores de suco e frutas afirmam não ter como redirecionar vendas

Escoar produtos para mercados alternativos pode ser uma saída para as empresas enfrentarem o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Alguns problemas...