Haddad diz que Bolsonaros impedem conversa com EUA: “Saiam do caminho”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a relacionar, nesta quinta-feira (24/7), que a tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, imposta pelo presidente norte-americano Donald Trump, tem a ver com a atuação da família Bolsonaro nos Estados Unidos (EUA). Por lá, o clã busca sanções junto à Casa Branca contra o ministro Alexandre de Moraes e o governo federal.

Segundo Haddad, os bolsonaristas estariam “obstruindo” o canal de contato entre o governo brasileiro e dos EUA. “Saiam do caminho, não impeçam a negociação”, afirmou em entrevista ao programa Chamada Geral, da Rádio Itatiaia.

Leia também

Em 9 de julho, Trump anunciou a imposição de uma sobretaxa sobre os produtos brasileiros, com vigência a partir de 1º de agosto. O tarifaço faz parte de uma série de medidas protecionistas dos EUA contra países e blocos econômicos.

Nesta segunda leva, o Brasil foi o maior afetado, com tarifa de 50%.

Haddad também criticou quem usa o situação do tarifaço para “sabotar a economia brasileira em troca de bônus eleitoral”. Conforme o ministro, as pessoas estão atentas a essa movimentação.

Brasil defende negociações com os EUA

O titular da Fazenda confirmou que ainda não conversou com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, mas que a equipe envolvida nas tratativas com a Casa Branca tem dialogado com técnicos norte-americanos. O último contato ocorreu em uma reunião bilateral realizada em maio, quando o ministro cumpria agenda oficial na Califórnia.

À época, quando Trump impôs uma tarifa de 10% contra o Brasil, Bessent teria reconhecido ser uma anomalia taxar parceiros comerciais que mantém balança comercial deficitária com os EUA, de acordo com relato de Haddad.

O ministro sinalizou que o governo brasileiro está disposto a continuar negociando com os norte-americanos. “Nós não vamos sair da mesa negociação, se a nossa contraparte [os EUA] não quer se sentar a mesa, é um outro problema”, reforçou ele.

No entanto, ele ressaltou que “se imperar a racionalidade, vamos fazer uma negociação entre povos irmãos”.



Fonte: Metrópoles

Paciente de SP fica 17 meses curado do HIV com tratamento experimental

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgaram um avanço notável no tratamento do HIV. Um participante do estudo manteve o vírus indetectável...

Taylor Swift pode depor em caso judicial entre Blake Lively e Baldoni

O julgamento do processo movido por Blake Lively contra Justin Baldoni está marcado para outubro. Segundo o Daily Mail, a defesa do cineasta solicitou...

Charlie Kirk: crime se soma a uma série de atos violentos recentes nos EUA

O ativista conservador Charlie Kirk foi morto a tiros durante um evento na Universidade de Utah Valley nesta quarta-feira (10), em um incidente que...