Centenas de manifestantes se reuniram em frente ao consulado dos Estados Unidos em Edimburgo neste sábado (26) para protestar contra a visita do presidente Donald Trump à Escócia.
Os manifestantes ouviram discursos e seguraram cartazes criticando Trump. Ao longo do dia, o presidente jogava golfe em seu campo em Turnberry, na costa oeste da Escócia.
“Sou totalmente contra tudo o que Trump representa e o que ele está fazendo nos Estados Unidos”, disse uma das manifestantes, Louise McSorley.
“É apenas para enviar um sinal de que a maioria das pessoas no mundo não concorda com o que ele está fazendo”, disse Gabriele Negro, italiano que trabalha na Universidade de Edimburgo, sobre as políticas de imigração e a postura de Trump em relação a Gaza.
O presidente dos EUA chegou à Escócia na sexta-feira (25), e centenas de pessoas se reuniram para assistir à chegada a Glasgow do Air Force One, o avião presidencial.
Trump viajará nos próximos dias para sua propriedade perto de Aberdeen, onde inaugurará um segundo campo de golfe que leva o nome de sua mãe, Mary Anne MacLeod, que nasceu e cresceu em uma ilha escocesa antes de emigrar para os Estados Unidos.
Trump também disse a repórteres ao chegar que se encontrará com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.