Expo 2025: governo contesta ato de Naluh Gouveia, garante que rodeios não serão cancelados e nega irregularidades

Um ato da conselheira Nalu Gouveia ameaça a realização dos rodeios na Expoacre 2025.

O TCE notificou o secretário Luiz Tchê (Agricultura) com recomendação para suspender pagamentos a um dos parceiros do governo, sob a alegação de inconsistências nas tratativas para o evento (veja nota pública abaixo).

Há pouco, o secretário disse estranhar a medida do TCE, e lembrou que esteve pessoalmente no tribunal entregando documentos e cumprindo a transparência em turno do assunto. Neste sábado haverá prova de laço e os rodeios serão oficialmente abertos na segunda-feira.

“Não vemos razão. Recorreremos. Nossa prestação de contas constará toda informação necessária e não inconsistências no processo”, disse Tchê. Ele garante que o evento não será paralisado e a programação está mantida

O ato da conselheira será submetido ao plenário, na sessão da próxima quinta-feira.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – TCE/AC

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), por meio da conselheira relatora Naluh Gouveia, emitiu na sexta-feira, 25, Medida Cautelar determinando a imediata suspensão de novos repasses da Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI) à Federação NBHA do Acre ou a qualquer outra entidade vinculada às atividades da Expoacre Rio Branco 2025.

A decisão foi motivada por indícios de irregularidades no uso de recursos públicos, especialmente pela ausência de comprovação da finalidade pública das despesas.

A medida teve como ponto de partida o pagamento de R$ 1,5 milhão, efetuado pela SEAGRI à referida federação, mesmo após recomendação expressa do TCE-AC para que não fossem realizados novos repasses sem a devida comprovação da legalidade e legitimidade dos gastos.

O repasse, feito em desacordo com a orientação da relatoria, acendeu o alerta desta Corte sobre a possibilidade de prejuízo ao erário.

A decisão cautelar determina:

• A notificação da Federação NBHA para que se abstenha de utilizar os recursos recebidos até nova deliberação;
• A apresentação, pela SEAGRI, da documentação comprobatória no prazo estipulado;
• A aplicação de multa diária em caso de descumprimento;
• O envio do processo ao Ministério Público de Contas;
• A inclusão do caso na pauta da próxima sessão plenária do TCE-AC para referendo da medida.

Diante do cenário de agravamento das mazelas sociais, dos altos índices de violência, da precariedade em áreas como a educação e da emergência sanitária decretada recentemente em razão da reemergência do sarampo, além dos impactos das crises climáticas, o TCE-AC manifesta preocupação com o aumento expressivo dos recursos públicos destinados à realização da Expoacre Juruá e da Expoacre Rio Branco, que ultrapassaram 300% em relação ao ano anterior, somado à falta de transparência e à inexistência de acesso público às informações sobre as contratações desses eventos.

Diante dos fatos, o Tribunal reforça seu compromisso com a legalidade, a proteção do patrimônio público e o fortalecimento do controle externo, garantindo que os atos administrativos observem os princípios constitucionais da administração pública.

*Tribunal de Contas do Estado do Acre*

Rio Branco, 26 de julho de 2025

Nigéria vence Egito nos pênaltis e conquista 3º lugar na CAN

A Nigéria garantiu o terceiro lugar na Copa Africana de Nações ao vencer o Egito por 4 a 2 nos pênaltis, após um empate...

UE convoca reunião de emergência após anúncio de tarifas dos EUA

Embaixadores dos 27 países da União Europeia (UE) se reunirão neste) domingo (18) para uma reunião de emergência após o presidente dos EUA, Donald...

Trump diz que nunca ofereceu cargo de presidente do Fed ao CEO do JPMorgan

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado (17) que nunca ofereceu a Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, o cargo de presidente do...