Açúcar realmente provoca cárie? Especialista esclarece

Embora contribua para o surgimento da cárie dentária, o açúcar não é o único fator de risco para o problema. A verdadeira causa da cárie envolve uma combinação de fatores, como o tempo de exposição, a presença de bactérias específicas na boca, o pH salivar e os hábitos de higiene bucal.

Leia também

“A cárie é causada por bactérias que metabolizam o açúcar ingerido, produzindo ácidos que desmineralizam o esmalte dentário. Sem a presença dessas bactérias e a queda do pH bucal, o açúcar por si só não teria o mesmo efeito”, explica o cirurgião-dentista Bruno Matias, especialista em implantodontia e mestre em odontologia digital.

Essas bactérias — especialmente a Streptococcus mutans — vivem naturalmente na boca, mas se proliferam com mais facilidade em ambientes ácidos e quando a higiene bucal é inadequada. O problema não está apenas no quanto de açúcar se consome, mas no tempo que ele permanece nos dentes sem higienização adequada.

Foto de mulher com boca aberta sendo examinada por dentista - Metrópoles - cárieCárie é a segunda doença mais comum no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Outro fator relevante é a ação da saliva. Ela funciona como uma espécie de “neutralizador” natural da acidez. Após consumir alimentos açucarados ou ácidos, o pH da boca cai, favorecendo a ação das bactérias cariogênicas.

Confira mais informações no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Fluminense de Zubeldía só perdeu no Maracanã para o Vasco. Confira

A derrota do Fluminense por 2 x 1 para o Vasco, nesta quinta-feira (12/11), pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil,...

Corinthians repudia punição aplicada contra principal organizada; veja

A torcida organizada Gaviões da Fiel, do Corinthians, está proibida de entrar nos estádios em território nacional até o final de 2026. O Timão...

CBF suspende novos gramados sintéticos; Flamengo reage à decisão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu, nesta sexta-feira (12/12), a favor do pedido dos clubes pela suspensão de novos gramados sintéticos. O Flamengo...