Datafolha: 48% dos brasileiros acham que Bolsonaro deveria ser preso

A parcela dos brasileiros que acha que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ser preso (48%) é ligeiramente maior do que o grupo que afirma que ele não deveria ir para a cadeia (46%) por conta da ação penal sobre o plano de golpe de Estado, indica nova pesquisa Datafolha.

Seis por cento dos brasileiros disseram não saber.

A última rodada da pesquisa, realizada em abril, mostrava que 52% dos brasileiros diziam que Bolsonaro merecia a condenação ao regime fechado, contra 42% que avaliavam que ele não deveria ser preso.

Agora, o instituto ainda avaliou a percepção dos respondentes sobre a probabilidade de Bolsonaro ser preso. Quatro em cada dez brasileiros dizem que o ex-presidente vai ser preso. Outros 51% dizem que ele não irá para a cadeia. Oito por cento dizem não saber.

O Datafolha ouviu 2.004 pessoas nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Julgamento da tentativa de golpe

A Procuradoria-Geral da República acusa Jair Bolsonaro de ser o principal beneficiário de uma organização criminosa formada com o objetivo de manter o ex-presidente no poder por meio de um golpe de Estado.

Bolsonaro é réu por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União, e deterioração de patrimônio tombado.

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal é a responsável por julgar a ação penal. O colegiado, presidido pelo ministro Cristiano Zanin, pretende analisar o caso em setembro.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, impôs ao ex-presidente uma série de medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de se manifestar em redes sociais.

Bolsonaro é parte do que a PGR classificou como “núcleo 1” do golpe. Também são réus o deputado Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Informações; o ex-comandante da marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro do GSI, Augusto Heleno; o ex-ajudante de ordens da Presidência da República, Mauro Cid; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; e o candidato a vice na chapa de Bolsonaro, Walter Braga Netto.

Substâncias do cacau podem ser benéficas à saúde vascular, diz estudo

Passar muito tempo sentado pode prejudicar, entre outras coisas, a função dos vasos sanguíneos e a circulação de modo geral. Mas um grupo de...

Molécula intestinal pode reduzir risco de diabetes tipo 2, diz estudo

Uma pequena molécula produzida pelas bactérias que vivem no intestino pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2. É o que mostra...

Moradores do Retiro dos Artistas recebem presentes de Natal. Veja

Depois da campanha de Natal cheia de pedidos inusitados fazer sucesso nas redes sociais, os 52 moradores do Retiro dos Artistas receberam alguns dos...