Malufistas nunca defenderam a ditadura militar, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, neste domingo (3), que os apoiadores de Paulo Maluf, ex-prefeito e governador de São Paulo, nunca defenderam a ditadura militar, em uma referência aos direitistas que hoje são favoráveis ao regime de exceção que vigorou entre 1964 e 1985.

“Não é obra que ganha a eleição. Se obra ganhasse eleição, o Bolsonaro não teria sido eleito, porque ele nunca fez nada. E ele não teria tido a força que teve no processo eleitoral. Porque viaja o Brasil e não encontra nada que ele fez. Era a política e a luta contra o sistema. Porque ele faz parte do sistema. Mas conseguiu achar que é o Lindbergh [Farias] e o Lula que é do sistema”, disse o presidente durante o 17º Encontro Nacional do PT, em Brasília.

“E conseguiram uma proeza ofensiva contra nós, defendendo coisa que a extrema direita brasileira sempre teve vergonha. Eu briguei contra o Maluf São Paulo durante 40 anos. Os malufistas nunca defenderam a ditadura militar. Aliás, é importante lembrar que o Maluf foi o cara que enfrentou o Geisel quando ele tentou lançar o Laudo Natel. Hoje a direita tem a cara de pau de defender as torturas do general Ustra”, prosseguiu.

Maluf foi filiado a Arena, partido oficial da situação durante a ditadura. No período, ele foi prefeito de São Paulo, entre 1969 e 1971. Posteriormente, chegou ao governo do estado (1979-1982). Também foi deputado federal.

O general Carlos Alberto Brilhante Ustra foi citado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto ainda era deputado, em 2016, durante a votação do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara.

Dilma foi presa e severamente torturada durante a ditadura. Em maio, ela foi anistiada pela Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos por ter se dedicado na defesa da democracia, da igualdade e da educação estudantil e dos direitos sociais, por meio de intensas atividades políticas e de posição aos abusos cometidos pelo regime militar.

 

*Publicado por Douglas Porto

Com Cléber Xavier pressionado, Santos cogita Sampaoli e Vojvoda; saiba mais

O jogo contra o Juventude ganhou ares de decisão para a comissão técnica de Cléber Xavier no Santos. Em caso de derrota nesta segunda-feira...

Dr. Kalil: Energético tem cafeína acima do limite diário, revela especialista

No CNN Sinais Vitais deste sábado (02), Denise Hachul, cardiologista do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da...

Excesso de telas na infância preocupa 4 em cada 10 responsáveis

O uso excessivo de telas na infância tem preocupado muitos pais e responsáveis. É o que mostra uma pesquisa Datafolha encomendada pela Fundação Maria...