Piratas da castanha rendem produtores e saqueiam embarcações no Rio Acre usando voadeiras, denuncia sindicato

O Sindicato dos extrativistas e Ribeirinhos do Acre, o Sinpasa, denuncia uma nova modalidade de crime rural. Dessa vez quadrilhas especializadas, chamadas de piratas da castanha, estão atacando os barcos e batelões e saqueiam toda a carga, deixando os seringueiros e ribeirinhos sem nada do trabalho que durou 3 meses dentro da floresta.

De acordo com o Sinpasa os primeiros ataques aconteceram no início desse ano em três comunidades próxima a Rio Branco, na região do “vai se ver”, Riozinho do rôla e Espalha.
Os grupos criminosos esperam os coletores levarem a castanha até o barco que levará os produtores para a venda da amêndoa na capital.

Poucas horas depois de o barco ou batelão ter deixado o local de origem, os piratas atacam. Homens armados obrigam os produtores a transportarem toda a castanha para o barco da quadrilha, que geralmente são voadeiras.

Segundo José Ferreira, presidente do Sinpasa, os roubos aconteceram no auge da coleta e venda da castanha. “O governo foi alertado sobre o problema, mas até hoje a secretaria de segurança não foi acionada”, reclamou.

O diretor de operações da secretaria de segurança, coronel Ulisses Torres, informou que procurou nos arquivos algum crime sobre roubo de castanha e nada encontrou. No entanto acionou o serviço de inteligência e vai convocar o sindicato a prestar informações.

“Como não tem um pelotão ou delegacia especializada em crimes rurais, a patrulha ambiental da policia militar e o Gefron podem fazer esse trabalho de vigilância nos rios”, garantiu.

Atenção, fãs da Disney! Novo parque temático será construído nos Emirados Árabes

Novidade para os “Disneymaníacos”! Nesta quarta-feira (7/5), a empresa criada por Walt Disney revelou que aumentará seu portfólio de parques. O novo empreendimento será...

Angelica curte comentário sobre Duda Guerra após barraco na internet: “Erva daninha”

Climão! Duda Guerra, de 17 anos, se envolveu em uma polêmica após ter uma crise de ciúmes do namorado, Benício, filho de Angelica e...

Juntos há 56 anos, Tony Ramos e esposa quase não se casaram por motivo inusitado

O casal Tony Ramos e Lidiane Barbosa estão juntos há 56 anos. Eles se casaram no dia 17 de setembro de 1969, na Igreja...