Ibama diz que é Fake News notícia sobre bloqueio de 95% das madeireiras do Acre

O Ibama publicou em seu site oficial nota explicativa, desmentindo informações sobre a Operação Metaverso. Abaixo, a íntegra do comunicado:

Nota de esclarecimento

Não são verdadeiras informações que circulam pela internet segundo as quais o Ibama teria realizado bloqueio inesperado de 95% das empresas madeireiras do Acre no Sistema do Documento de Origem Florestal.

A Operação Metaverso, realizada com o objetivo de combater a exploração ilegal de produtos florestais por meio da fiscalização de transações no Sistema Nacional de Controle de Produtos Florestais (Sinaflor), resultou até o momento no bloqueio de 16 pátios, o que equivale a cerca de 4% das instalações desse tipo no estado, até que seja realizada fiscalização presencial. Desse total, 14 empresas receberam notificação que exige apresentação de romaneio, o que, por ora, foi atendido por apenas 3 delas.

A apresentação do romaneio é necessária para a comparação do saldo informado no sistema com o estoque disponível em cada pátio.

As empresas bloqueadas podem operar o sistema e emitir Documento de Origem Florestal (DOF) para atendimento a emergências.

Também não são verdadeiras as informações de que o Ibama estaria apreendendo gado em áreas embargadas no Acre. No momento, a operação conduzida pelo Instituto para recolhimento de rebanhos criados em áreas ilegalmente desmatadas ocorre apenas no Amazonas e no Pará.

Por que o aumento da resistência antimicrobiana é tão preocupante

A resistência aos antimicrobianos (RAM) — fenômeno em que bactérias, vírus, fungos e parasitas deixam de responder aos medicamentos disponíveis — continua avançando. Esse...

Endocrinologistas listam seis hábitos para evitar a diabetes tipo 2

Entre 1990 e 2022 dobrou no mundo a quantidade de adultos com diabetes, de acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS)....

Leila alfineta Flamengo após proposta pelo fim da grama sintética

As diretorias de Palmeiras e Flamengo levaram a rivalidade para fora das quatro linhas. A presidente da equipe alviverde, Leila Pereira, rebateu a atitude...