Governo amplia quantidade de cirurgias cardíacas para contemplar pacientes ambulatoriais

Da Secom

O governo do Acre ampliou a quantidade de cirurgias cardíacas realizadas por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Com o acréscimo, o serviço, que atendia apenas pacientes advindos da urgência e emergência, passou a contemplar, também, pacientes ambulatoriais.

Mensalmente, 24 pacientes são beneficiados. Foto: Odair Leal/Sesacre

Oferecer qualidade de vida aos pacientes que buscam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e zerar as filas de espera são prioridades da atual gestão. De acordo com a secretária adjunta de Assistência da Sesacre, Ana Cristina Moraes, essa é uma das medidas colocadas em prática para alcançar a meta.

A secretaria adjunta Ana Cristina Moraes: “Avanço dentro do Opera Acre”. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Além de trabalhar a porta da urgência, que é a porta do Pronto-Socorro, onde o paciente que agudiza entra e faz a cirurgia cardíaca, nós abrimos mais um dia para fazer o paciente eletivo. Esse é um avanço dentro do programa Opera Acre. Estamos observando todas as filas, de todas as especialidades e almejamos diminui-las significativamente”, explica.

Lucia de França aguardava há quatros anos por uma cirurgia de coração. Durante a espera, a paciente sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs), o que lhe causou sequelas do lado direito o corpo. Por isso, Lúcia viu na realização da tão sonhada cirurgia uma oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.

Paciente Lucia Martins de França se prepara para o procedimento cirúrgico. Foto: Arquivo Pessoal

“Eu fui agraciada com a notícia da minha cirurgia, fui muito bem cuidada, fiquei pouco tempo na UTI. Antes da cirurgia me sentia muito fraca, só vivia em casa. Agora estou bem e creio que tudo vai ser melhor a partir de agora”, declara.

Homem é preso após atacar três mulheres com faca no metro de Paris

A polícia da França deteve um homem suspeito de atacar três mulheres com uma faca em três estações de metrô no centro de Paris...

Nova York declara estado de emergência em meio à tempestade de neve

Uma tempestade de inverno causou transtornos em Nova York nesta sexta-feira (26), levando a governadora Kathy Hochul a declarar estado de emergência na cidade...

O Grande Debate: Fuga de Silvinei impacta demais pedidos de condicional?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o advogado criminalista Matheus Herren Falivene discutiram, nesta sexta-feira (26), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira,...