Governo do Acre suspende escola presbiteriana de todos jogos após cenas de racismo

A Escola Presbiteriana João Calvino está suspensa de todos os jogos escolas, neste ano e nos próximos. A decisão é do secretário de Educação, Aberson Carvalho. O secretário Antônio Gouveia (Adjunto de Articulação Esportiva e Juventude), também assina uma nota divulgada neste sábado.

O Governo do Acre considerou grave a hostilização, por alunos e torcedores, contra atletas de outra instituição de ensino, a Águias do Saber (que atende alunos a partir de 3 anos), durante uma partida de futebol na edição anual dos jogos escolares, num ginásio de Rio Branco (vídeo abaixo). O jornalista Altino Machado repercutiu em sua rede.

Um vídeo divulgado nas redes sociais convenceu os secretários sobre a prática de racismo. As imagens mostram menores ofendendo (que perderam a partida) e menores sendo ofendidos. Internautas cobraram uma atitude exemplar do governo.

O secretário de Educação reiterou que os jogos têm caráter pedagógico e repudiou o gesto dos alunos.

 

A punição administrativa ocorre em meio à explosão de racismo no esporte nacional, com enorme repercussão no futebol mundial.

O jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior, ex-Flamengo, alvo de manifestações de ódio nos estádios, reagiu, pediu providências e mobilizou autoridades de vários países em campanhas por respeito aos negros.

No Acre, o racismo não tem ocupado o noticiário local. Mas está sendo visto com extrema preocupação, uma vez que as agressões partem de estudantes menores.

A rodada do Campeonato Brasileiro deste final de semana viralizou a máxima “com racismo não tem jogo”, apoiada por atletas de todos os clubes, árbitros e torcidas.

Mãe de Virginia publica reflexão após término de Zé Felipe e Ana Castela

Mãe de Virginia Fonseca, Margareth Serrão publicou uma reflexão nas redes sociais após o anúncio do término entre o ex-genro, o cantor Zé Felipe,...

Meta compra startup Manus para impulsionar IA avançada

A Meta anunciou na segunda-feira (29) que irá adquirir a startup de inteligência artificial Manus, à medida que a gigante tecnológica acelera os esforços...

Nove pessoas morreram por conta das fortes chuvas em dezembro em SP

Ao menos nove pessoas morreram por conta de fortes chuvas em dezembro no estado de São Paulo. O número foi contabilizado desde o início...