Lavagem de dinheiro e tráfico: empresário “Eric dos Extintores”, do Acre, é condenado a 35 anos de prisão

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve na Justiça a condenação de membros de uma organização criminosa que atuavam na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
A  Operação Héstia foi deflagrada pela Polícia Federal e pela Força-Tarefa de Segurança Pública do Acre em dezembro de 2021, nos estados do Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Amazonas.
Conforme a denúncia do MPAC, a investigação revelou um esquema responsável pela administração de valores obtidos de fontes ilícitas, no caso o tráfico de drogas, que eram movimentados por meio de empresas “laranjas” e aquisição de bens.
 O objetivo do grupo criminoso era ocultar bens e valores, dissimulando a origem dos recursos e reinserindo-os no mercado com aparência de legalidade. Ao todo, o grupo movimentou mais de R$ 43 milhões.
A denúncia apontou nove tipos distintos de lavagem de capitais. O empresário Érico Batista de Souza foi citado como o  principal operador do esquema. Ele  atuava no ramo de venda de extintores e administrava outras empresas de fachada. Eric dos Extintaores  foi condenado a  35 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Ao todo, 15 pessoas foram denunciadas, incluindo empresários acreanos, pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e usura. Até o momento, nove réus foram julgados e condenados pela Vara de Delitos de Organização Criminosa, totalizando penas que ultrapassam 93 anos de prisão.

F1 retorna ao país da primeira vitória de Ayrton Senna. Relembre

Portugal voltará a receber uma etapa da Fórmula 1 a partir de 2027, reacendendo uma ligação histórica com a categoria e, sobretudo, com o...

Ex-jogador do Wolverhampton morre em acidente de carro na Inglaterra

Revelado pelo Wolverhampton, Ethan McLeod, de 21 anos, morreu após se envolver em acidente de carro. O atacante voltava para casa após uma vitória...

PSG x Flamengo: confira o desempenho dos finalistas no último ano

Flamengo x PSG decidem o título do Intercontinental da Fifa nesta quarta-feira (17/12), às 14h, em Doha, no Catar. A final reúne duas equipes...