Lavagem de dinheiro e tráfico: empresário “Eric dos Extintores”, do Acre, é condenado a 35 anos de prisão

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve na Justiça a condenação de membros de uma organização criminosa que atuavam na lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
A  Operação Héstia foi deflagrada pela Polícia Federal e pela Força-Tarefa de Segurança Pública do Acre em dezembro de 2021, nos estados do Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Amazonas.
Conforme a denúncia do MPAC, a investigação revelou um esquema responsável pela administração de valores obtidos de fontes ilícitas, no caso o tráfico de drogas, que eram movimentados por meio de empresas “laranjas” e aquisição de bens.
 O objetivo do grupo criminoso era ocultar bens e valores, dissimulando a origem dos recursos e reinserindo-os no mercado com aparência de legalidade. Ao todo, o grupo movimentou mais de R$ 43 milhões.
A denúncia apontou nove tipos distintos de lavagem de capitais. O empresário Érico Batista de Souza foi citado como o  principal operador do esquema. Ele  atuava no ramo de venda de extintores e administrava outras empresas de fachada. Eric dos Extintaores  foi condenado a  35 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Ao todo, 15 pessoas foram denunciadas, incluindo empresários acreanos, pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e usura. Até o momento, nove réus foram julgados e condenados pela Vara de Delitos de Organização Criminosa, totalizando penas que ultrapassam 93 anos de prisão.

Ator de Tim Maia em musical diz que ficou 13 anos se preparando para papel

O ator Thór Junior falou sobre sua preparação para interpretar Tim Maia no novo musical que homenageia a obra e a carreira do cantor....

Enviado do Kremlin propõe projeto de túnel para ligar Rússia aos EUA

Rússia e Estados Unidos deveriam construir um túnel ferroviário “Putin-Trump” sob o Estreito de Bering para ligar os dois países, desbloquear a exploração conjunta...

Ataque de drone ucraniano mata duas pessoas em região ocupada pela Rússia

Duas pessoas morreram em um ataque de drone ucraniano a uma parte da região de Kherson, no sul da Ucrânia, ocupada pela Rússia, informou...