Carro de embaixada brasileira com 55 kg de cocaína é apreendido na Turquia

O Ministério das Relações Exteriores confirmou que um veículo de uso diplomático da embaixada brasileira em Sófia, na Hungria, foi apreendido na Turquia com 55 kg de cocaína. O carro com placa diplomática foi parado no posto de fronteira turco de Kapakule, na região da tríplice fronteira entre Bulgária, Turquia e Grécia.

Com a desconfiança dos funcionários da alfândega turca, o veículo foi submetido à inspeção. Os agentes turcos encontraram a cocaína distribuída em 52 pacotes. As embaixadas brasileiras em Sófia e em Ancara (Turquia) soltaram uma nota confirmando o incidente. Informaram que o carro utilizado no transporte da droga foi roubado da representação brasileira na Bulgária.

“Com referência às notícias recentes circuladas em meios de comunicação búlgaros e turcos relativas à apreensão de veículo diplomático na fronteira entre a Bulgária e a Turquia, a Embaixada informa que comunicou às autoridades búlgaras apropriadas a falta de um de seus veículos oficiais, retirado das dependências da embaixada sem autorização”, diz o comunicado.

O Itamaraty também informou que o homem preso pela polícia turca, de nacionalidade búlgara, é funcionário da embaixada e foi demitido. “O contratado local, de nacionalidade búlgara, foi demitido por justa causa. O Ministério das Relações Exteriores, por meio das embaixadas do Brasil em Sófia e em Ancara, está em contato com as autoridades locais, colabora com as investigações e espera que o crime seja apurado prontamente”, diz a nota.

O diretor do departamento de combate ao tráfico de drogas e controle aduaneiro da Bulgária, Stefan Bakalov, disse para a imprensa do país europeu que a suspeita é que o crime tem a participação de cidadãos de diversos países, mas, sob a alegação de que não pode atrapalhar as investigações, não deu mais detalhes do caso envolvendo o veículo brasileiro. A Turquia informou que apreendeu, apenas nos últimos meses, mais de 5 toneladas de drogas diversas.

Correio Braziliense

Audiência de suposto plágio de Adele termina sem acordo e com sambista passando mal

Sem acordo! De acordo com o Estado de S. Paulo, o sambista Toninho Geraes passou mal durante uma reunião de conciliação com representantes da...

Influenciadores Laís Oliveira e Eduardo Veloso saem da prisão após acusações polêmicas

Os influenciadores digitais Laís Oliveira e Eduardo Veloso estão livres da prisão desde a sexta-feira, dia 20 de dezembro, após passarem cerca de 15...

Record reserva várias produções bíblicas para os próximos meses

Novelas contemporâneas continuam apenas instaladas no departamento de sonhos da Record, em se tratando da temporada 2025. Por enquanto, a ordem na Seriella, produtora...