segunda-feira, abril 22, 2024
InícioCotidianoSesacre e Ieptec assinam cooperação para implantar Escola de Saúde Pública do...

Sesacre e Ieptec assinam cooperação para implantar Escola de Saúde Pública do Acre

Publicado em

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnologia (Ieptec) assinaram, na manhã desta sexta-feira, 19, um termo de cooperação técnica que tem por objetivo a implantação e o funcionamento da Escola de Saúde Pública do Acre.

Essa iniciativa é voltada para os servidores e profissionais da área da saúde que buscam o aperfeiçoamento de nível técnico. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

“Conforme a orientação do governador Gladson Cameli, estamos trabalhando de forma integrada, mostrando que a força da união traz resultados. A ideia é que, com este termo de cooperação, os nossos profissionais de saúde sejam beneficiados com educação permanente e continuada. E quem ganha, de fato, é quem usa o Sistema Único de Saúde”, disse o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

A Escola de Saúde Pública funcionará nas dependências da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, em Rio Branco. De acordo com o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley Neto, a implantação marca o início de vários empreendimentos que serão realizados para o benefício da população.

“Este é o começo de muitos planos que temos para fazer dentro da Escola Maria Moreira. Como por exemplo, o atendimento ao público, atendimento odontológico e médico. E a Escola de Saúde Pública é o resultado da união entre as secretarias”, declarou.

Implantação e funcionamento

Segundo Pascoal, a iniciativa é voltada para os servidores e profissionais da área da saúde que buscam o aperfeiçoamento de nível técnico. Portanto, o projeto visa, também, reciclar e atualizar os profissionais que já fazem parte da Rede Estadual de Saúde.

A assinatura do termo iniciou o processo de implantação da Escola de Saúde Pública no Acre. A partir disso, a Sesacre encaminhará a proposta para a aprovação dos deputados na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Escola de Saúde Pública funcionará nas dependências da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, em Rio Branco. Foto: Ascom Ieptec

O próximo passo é a inclusão do projeto no organograma da Secretaria Estadual de Saúde. Conforme os gestores da Sesacre e do Ieptec, a expectativa é que as atividades da escola tenham início ainda no primeiro semestre de 2024.

Escola Estadual de Saúde Pública

As escolas estaduais de saúde pública (Eesp), vinculadas às secretarias estaduais de saúde, são espaços institucionais fundamentais para desenvolver essas ações. Reúnem funções pedagógicas que são específicas para a formação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Copiar

Últimas Notícias

Às 17 horas: “Farra na República Gourmet” neste domingo tem cerveja a R$ 0,99 e entrada liberada para mulheres

O Pagode já tradicional na República Gourmet tem novo horário. Começa logo mais à...

Jantar em Brasília: Gladson, Socorro Neri e Aberson reafirmam unidade do PP e tratam Alysson como “prefeiturável”

O governador Gladson Cameli, presidente estadual do PP, o secretário Aberson Carvalho (Educação), presidente...

9 mil motoristas do Acre estão com o exame toxicológico vencido e podem perder o direito de dirigir

Dados do próprio Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/AC) apontam que cerca de 9 mil...

Vem, Aedes aegypti: a água escassa, suja e parada na fonte que não funciona em frente à prefeitura de Rio Branco; VÍDEOS

Aquela mega reforma em tons de azul. Lembram? Desbotou. A Praça da Revolução parece ter sido preparada...

Calote no povo: as 1001 casas do Bocalom, que seriam entregues daqui a 24 dias, ficaram pra depois das eleições

A assessoria da Prefeitura de Rio Branco informou que as 1001 unidades habitacionais prometidas...

Você não pode copiar o conteúdo desta página