Gerlen Diniz, Roberto Duarte e Eduardo Velloso devem perdem os mandatos nesta quinta-feira

Gerlen Diniz (PP) Roberto Duarte (Republicanos) e Eduardo Veloso (União Brasil) correm o risco de perder os mandatos de deputados federais pelo Estado do Acre, nesta quinta-feira (7), quando o Supremo Tribunal Federal retoma a votação sobre a mudança na regra da terceira fase para distribuição de vagas elegíveis da chamada sobra eleitoral.

Pela atual legislação eleitoral as terceiras vagas ficam com os candidatos que alcançaram 20% dos votos nominais, desde que seus partidos tenham feito no mínimo 80% do coeficiente eleitoral.

Quatro ações diretas de inconstitucionalidade movidas pela Rede Sustentabilidade, PSB, Podemos e PP requerem mudanças na lei para que a sobra eleitoral seja distribuída entre os candidatos que estiverem na ordem sequencial dos mais votados no geral.

O próprio relator da matéria no STF na época em que ela deu entrada na casa, o hoje ministro aposentado Ricardo Lewandosk, votou pela mudança na regra e ainda obteve os votos favoráveis dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

No entanto, os dois recomendaram que a mudança fosse aplicada ao pleito eleitoral de 2022, e não só nas próximas eleições, como quer o relator da matéria.

Se o STF mantiver a tendência pela mudança na lei eleitoral, aplicando a nova regras à eleição passada, o Partido Progressista (PP) o União Brasil e o Republicanos terão que entregar as vagas para os Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Gerlen Diniz, Eduardo Veloso e Roberto Duarte serão retirados dos cargos de Deputados Federais para darem a vez aos suplentes na ordem decrescente mais votados, Minoro Kimpara (PSDB) Perpetua Almeida (PCdoB) e Jessica Sales (MDB).

O primeiro ministro a votar nesta quinta-feira deve ser André Mendonça, que havia pedido vistas da matéria na votação anterior e, agora, ele deve abrir a votação seguindo o rito da casa.

Megaoperação: imagens revelam policial ferido do Bope sendo resgatado no RJ

Ao todo quatro polícias morreram na megaoperação realizada, na última semana, no Rio de Janeiro. Ação mais letal da história do Rio de Janeiro...

“Levaram minha pequena”, lamenta pai de jovem assassinada em SP

O pai da jovem, de 20 anos, que morreu após ser baleada durante um assalto na noite desse sábado (1°), utilizou as redes sociais...

Dado Dolabella admite agressão a Luana Piovani: “Fui covarde”

O ator Dado Dolabella, 45, admitiu ter agredido a atriz Luana Piovani, 49, em 2008. Durante entrevista ao programa “Domingo Espetacular”, o artista deu...