Governo do Acre abre ano letivo para alunos do Ensino Fundamental

A Escola Lourival Sombra, localizada no Conjunto Tangará, em Rio Branco, ficou movimentada na manhã desta segunda-feira, 26, em decorrência da abertura do ano letivo para o ensino fundamental. Na semana passada, dia 19, as aulas do ensino médio tiveram início.

Ano letivo para o ensino fundamental retornou para mais de 60 mil estudantes da zona urbana. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A abertura do ano letivo do ensino fundamental contou com a presença do secretário Aberson Carvalho (SEE), do secretário-adjunto de ensino, Tião Flores, do secretário-administrativo, Reginaldo Prattes, da diretora de ensino da SEE, Gleice Souza, e da diretora da escola, professora Rosimar Alves Crispim.

As aulas iniciaram já com todos os programas do governo do Estado em andamento, tais como o prato-extra, um reforço da alimentação escolar aos estudantes, a distribuição de mochilas, de kits escolares, além de fardamento para mais de 60 mil estudantes do ensino fundamental.

A escola Lourival Sombra, além dos programas do governo, também recebeu um laboratório completo de informática e também de ciências. Além disso, os alunos também irão receber, este ano, tablets com chips de internet que irá contribuir para a aplicação de novas metodologias de ensino em sala de aula.

A novidade este ano é a distribuição de tablets para os alunos do ensino fundamental, anos finais. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O secretário Aberson Carvalho explicou que o encerramento do ano letivo está previsto para o dia 20 de dezembro. “Estamos seguindo a programação da abertura do ano letivo em duas etapas para garantir uma melhor logística e também um melhor planejamento dos pais”, explicou.

Ele destacou que a distribuição de fardamento, de kits escolares e de mochilas tem a finalidade de garantir uma equidade no acesso à educação. “Nosso desafio na SEE é fazer com que os alunos do interior, por exemplo, tenham as mesmas oportunidades que as escolas aqui de Rio Branco”, afirmou.

Talisson MIqueias: animado com o retorno do ano letivo. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A diretora da Lourival Sombra, professora Rosimar Crispim, fez questão de agradecer os investimentos realizados pela SEE na escola. “Sempre que precisamos, a SEE está ali para nos atender. O prato-extra, por exemplo, nunca deixamos de ofertar por falta de alimentos”, frisou.

Os alunos também estão animados para o retorno do ano letivo. Que o diga Talisson Miqueias Monteiro, do sexto ano, que está empolgado, sobretudo pelo fato de que irá receber o tablet este ano. Ele mudou de etapa e está vindo da escola São Francisco de Assis I, no bairro Nova Estação. “Estou animado por estar voltando a estudar”, disse.

Laboratórios de informática e de ciências foram entregues à escola Lourival Sombra. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Quem também comemora o retorno das aulas é Enzo Gustavo Lima, do sexto ano. Oriundo da escola Almada Brito, no Calafate, receber o tablet para ele vai ser muito importante para os estudos. “Eu estou animado porque vai dar para estudar por ele [o tablet]”, fez questão de dizer.

Família que hostilizou Moraes faz pedido de retratação no Supremo

A defesa da família Mantovani, acusada de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes em Roma, protocolou – no Supremo Tribunal Federal (STF) – uma...

Bruna Biancardi rebate críticas após dizer que filha foi planejada

Bruna Biancardi decidiu se pronunciar nas redes sociais após receber críticas em um vídeo compartilhado com sua filha Mavie, de apenas 1 ano, fruto...

Ministro do Trabalho celebra o menor desemprego da série histórica

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, comemorou, nesta sexta-feira (29/11), que a taxa de desemprego do Brasil recuou para 6,2% no trimestre encerrado em...