A Caixa Econômica Federal se prontificou a antecipar aos atingidos pelas cheias no Acre o pagamento do Bolsa Família de março e abril, que será feito de forma única em 15 de março. Trabalhadores de áreas afetadas nos 17 municípios em emergência também poderão fazer o saque do FGTS. Cada prefeitura deve informar ao governo federal quais são essas áreas. A informação, prestada pela assessoria do senador Alan Rick, coordenador da Bancada Federal, foi dada em reunião com os ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Valdez Goes (Integração Regional), nesta tarde. A emergência foi decretada pelo governador Gladson Cameli, que reforçou pedido de ajuda humanitária aos ministros.
Os parlamentares solicitaram ainda a liberação prioritária de emendas de transferência especial, visando um rápido alívio financeiro para os municípios mais afetados, diz a assessoria do senador.
Haverá às 9:00h (horário do Acre), nesta terça-feira, uma reunião virtual entre a equipe técnica do MIDR e outros ministérios e representantes dos 17 municípios, para preenchimento dos planos de solicitação de ajuda humanitária, que permitem a liberação dos recursos para os municípios comprarem comida, água e outros itens de primeira necessidade para distribuir ao atingidos.
Participaram da reunião os Senadores Márcio Bittar e Petecão; os deputados federais, Coronel Ulysses, Roberto Duarte, Gerlen Diniz, Fábio Rueda e Antônia Lúcia; e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.