No Juruá e na capital: operação prende chefes de organizações criminosas “com atuação nacional e alto grau hierárquico”

Na manhã desta terça-feira, 26, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Promotoria de Justiça Criminal, em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou a quarta fase da Operação Tempestade, visando dar cumprimento a 47 mandados expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa.

A Operação, que tem foco na região do Juruá, se deu a partir da análise de documentos apreendidos em trabalhos anteriores, quando foram identificadas lideranças de organização criminosa com atuação nacional, com alto grau hierárquico, responsáveis pelos núcleos de cadastramento, contabilidade e pagamento nos pontos de venda de drogas.

Estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão nos municípios de Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Ao todo, mais de 80 policiais militares foram empregados na realização da Operação, além de promotores de Justiça do Gaeco e servidores do MPAC.

O nome “Operação Tempestade” foi escolhido devido à magnitude da área de cumprimento dos mandados, incluindo diversos municípios do Acre. Além disso, o período da deflagração corresponde àquele propenso para maior possibilidade de chuvas fortes no estado.

A primeira fase foi deflagrada no dia 28 de janeiro de 2022, quando foram cumpridos 126 mandados judiciais. A segunda fase, no dia 21 de dezembro de 2022, cumpriu 46 mandados judiciais. A terceira fase, no dia 16 de agosto de 2023, cumpriu 62 mandados judiciais.

Análise: Zelensky se vê entre aceitar um acordo ruim ou prolongar a guerra

O presidente dos EUA, Donald Trump, recuou em relação ao prazo que havia estabelecido para um acordo na Ucrânia no Dia de Ação de...

Atores de “O Verão Que Mudou Minha Vida” se beijam em jogo de basquete

O atores Sean Kaufman, 25, e Christopher Briney, 27, deram um beijo no sábado (29), durante o jogo da NBA entre New York Knicks...

Eleições em Honduras: Veja principais propostas de candidata governista

Aos 60 anos, Rixi Moncada se define por todos os empregos que teve ao longo da vida: professora rural, professora universitária, advogada e funcionária...