Dengue: o Acre entre os estados com vacina prestes a vencer

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (18/4), uma medida para evitar o desperdício de doses de vacina contra a dengue que estão prestes a vencer. Durante coletiva de imprensa, a ministra Nísia Trindade informou que 11 estados têm estoques de vacinas contra a dengue com prazo de validade até 30 de abril e, por isso, vão ampliar, temporariamente, a faixa etária para a imunização.

Inicialmente, a orientação do governo federal é estender a oferta das doses para crianças e jovens com idade entre 6 e 16 anos. No entanto, em caso de necessidade, essa estratégia poderá ser aplicada até o limite etário especificado na bula da vacina, abrangendo dos 4 anos até os 59 anos. Originalmente, o público-alvo prioritário abrange a faixa de 10 a 14 anos, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Ainda não há dados específicos sobre o quantitativo por municípios, pois a distribuição dos imunizantes é realizada pela pasta às unidades federativas. A ministra enfatizou, na coletiva, contudo, que a política da Saúde é “não permitir o desperdício” e disse que a recomendação é exclusiva para as vacinas que vencem no fim do mês.

Minas Gerais e São Paulo foram destacados como os estados que possuem o maior número de doses perto do vencimento entre as 11 UFs. E algumas secretarias de Saúde, como as do Distrito Federal, da Bahia e do Goiás, já divulgaram a mudança na faixa etária para a imunização.

Completam a lista Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte, embora a ministra não tenha detalhado o número exato de doses que estão prestes a expirar em cada estado.

The Town: dicas de segurança para quem vai curtir o festival

O The Town está chegando e uma das preocupação de quem vai curtir a programação deve ser a segurança. Apesar da estrutura de policiamento...

EUA enviam 10 caças para combater cartéis em Porto Rico, dizem fontes

Os Estados Unidos ordenaram o envio de 10 caças F-35 para um aeródromo em Porto Rico para conduzir operações contra cartéis de drogas, informaram...

E se Trump assumir controle do Fed? História dá alerta aos EUA e além

Os comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em Jackson Hole, sugerindo a possibilidade de um corte iminente nas taxas de juros, deveriam...