quinta-feira, maio 23, 2024
InícioPolíciaExclusivo: justiça do Acre manda prender fiscal da Sefaz e pai de...

Exclusivo: justiça do Acre manda prender fiscal da Sefaz e pai de Alan Araújo, do caso Jonhliane Paiva, por sonegação milionária

Publicado em

O fiscal aposentado da Secretária de Fazenda do Estado, Aguinaldo Maia Lima, pai do estudante Alan Araújo, é um dos principais alvos de uma operação deflagrada no Acre e em Minais Gerais. Bens foram sequestrados e e valores não revelados bloqueados em contas bancárias dos envolvidos.
Investigadores da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Fazendários (DEFAZ) chegaram a cumprir um mandado de busca e apreensão na residência de Aguinaldo, localizado no Conjunto Xavier Maia.
O fiscal aposentado teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre, não ele estava em casa. É considerado foragido. A investigação policial revelou um esquema milionário para sonegar impostos, causando prejuízos aos cofres públicos.
A operação teve policiais civis  Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Fazendários (DEFAZ), em parceria com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e com apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF)
A ação policial é resultado da cooperação entre os órgãos integrantes do Comitê Interestadual de Recuperação de Ativos (CIRA) e de um extenso trabalho de investigação, que se estendeu por aproximadamente um ano. As investigações revelaram a utilização de comprovantes de agendamento para fins de sonegação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), acarretando um prejuízo ao erário superior a R$ 15 milhões.
Além disso, as autoridades descobriram a indevida utilização de uma decisão judicial por parte de um dos produtores rurais investigados. A decisão autorizava o transporte de semoventes (bens móveis que possuem movimento próprio, tal como animais selvagens, domésticos ou domesticados) entre propriedades rurais sem fins comerciais, porém o produtor passou a comercializar uma grande quantidade de semoventes, gerando um lucro estimado em R$ 14 milhões.
Copiar

Últimas Notícias

Receita Federal abre da consulta ao 1º lote da restituição de IR

A Receita Federal liberou às 10h desta 5ª feira (23.mai.2024) a consulta ao 1º...

Federação de X1 e X2: convocatória anuncia eleição e posse de diretores em 21 de junho

O Presidente da Comissão Pró-fundação da Federação Acreana de X1 E X2, convoca a...

Deputados e Secretaria da Mulher ouvem vítimas de assédio que envolve presidente do Iapen

A Secretaria de Comunicação informou que as supostas vítimas de assédio pelo presidente do...

Policiais penais reagem e sindicalista diz que representaria melhor a categoria como presidente do Iapen; Ouça a entrevista

Éden Azevedo, presidente do Sindicato dos Policiais Penais, disse há pouco (ouça acima) que...

Rio Branco terá colapso no abastecimento de água em 10 dias, diz vereador

O vereador Nogueira Lima comunicou que a população de Rio Branco tende a sofrer...

Você não pode copiar o conteúdo desta página