Diretor de polícia e MP não se entendem e policial que teria planejado morte de promotor pode ficar impune

Uma possível falha de comunicação entre Ministério Público e a Direção de Polícia Civil pode estar dificultando a investigação contra um agente que teria tramado a morte do promotor de justiça Tales Tranin. A informação sobre a orquestração do assassinado, divulgada na imprensa local, foi confirmada pelo Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP.

A notícia provocou uma nota pública em que o diretor geral Henrique Maciel diz desconhecer o assunto. O MP, no entanto, assegura que um pedido de apuração foi levado à Corregedoria-Geral, setor subordinado ao diretor geral responsável por apurar desvios de conduta dos servidores da pasta.

Obviamente, a identidade do policial não foi divulgada nas informações detalhados pelo próprio MP, e causa estranheza que a Polícia Civil tenha emitido um comunicado oficial sem fazer uma varredura nos casos em apuração.

“Existem processos administrativos disciplinares (PADs) findos e em andamento em relação a policiais civis, e em todos observamos as garantias constitucionais como a ampla defesa e o contraditório. Mais, alguns desses procedimentos estão no âmbito de outras esferas do governo, inclusive com decisão da nossa instituição pela demissão”, diz a nota.

Somente após isso a Polícia Civil decidiu abriu procedimento investigatório para apurar os fatos, no âmbito da Corregedoria-Geral da Polícia Civil.

“Destacamos, ainda, que o governo do Acre e a Polícia Civil não coadunam com qualquer tentativa de cerceamento do livre exercício investigatório dos promotores de Justiça e se solidariza com o promotor Tales Trani”, finaliza o comunicado.

Corinthians e Palmeiras revivem 2025 e fazem primeiro Dérbi da temporada

Corinthians e Palmeiras protagonizam o primeiro “Dérbi” da temporada neste domingo (8), na Neo Química Arena, às 20h30, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Ambos...

António José Seguro vota em segundo turno das eleições de Portugal

O candidato de esquerda António José Seguro votou no domingo (8) no segundo turno das eleições presidenciais de Portugal. Pesquisas de opinião apontam para...

Sonda da China faz descoberta intrigante no lado oculto da Lua

Uma equipe de pesquisa chinesa fez uma descoberta intrigante no lado oculto da Lua. Por meio de análises de amostras do solo do satélite natural...