Oposição da Venezuela diz ter como provar vitória de Edmundo González na eleição

María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, afirmou nesta segunda-feira (29) que o grupo já pode garantir a vitória do seu candidato, Edmundo González, sobre o presidente Nicolás Maduro na eleição realizada no domingo (28).

“Temos 73,20% das atas e, com este resultado, o nosso presidente eleito é Edmundo González Urrutia”, disse María Corina, segundo a agência Associated Press.

María Corina disse que, com base nas atas de votação que a oposição já tem, González teve 6,27 milhões de votos, contra 2,75 milhões de Maduro.

“Com as atas que nos faltam, mesmo que o Conselho Nacional Eleitoral tenha dado 100% dos votos a Maduro, eles não são suficientes”, declarou.

González, por sua vez, pediu “calma e firmeza” na contestação do resultado e considerou irresponsável que a autoridade eleitoral venezuelana tenha feito um “anúncio prematuro de resultados sem ter sido auditado”.

A oposição também pretende realizar na terça-feira (30) uma manifestação em apoio a González, em frente ao prédio da representação da Organização das Nações Unidas (ONU) na Venezuela.

Após o pronunciamento da oposição, Maduro comentou os protestos que aconteceram no país por conta de sua proclamação como vencedor e disse que seu governo “sabe enfrentar esta situação e derrotar aqueles que são violentos”.

Entenda o que acontece na Venezuela:

 

María Corina, que foi impedida de concorrer, alega que a oposição venceu em todos os Estados. Ela é investigada pelo Ministério Público da Venezuela de tentar fraudar o sistema eleitoral e adulterar atas da eleição, que funcionam como boletins de urna.

Tarek William Saab, chefe do Ministério Público venezuelano e ligado ao chavismo, ligou María Corina a uma suposta tentativa de ataque hacker que se originou na Macedônia do Norte e teve como objetivo atingir o sistema responsável pela eleição.

A oposição acusa o governo de fraude e não reconhece a decisão do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) de declarar Maduro como vencedor das eleições.

Endrick finalmente estreia na temporada pelo Real Madrid

Após cerca de cinco meses de espera no banco de reservas, o atacante brasileiro Endrick finalmente estreou na temporada 2025/26 pelo Real Madrid neste...

Premier League: após quatro derrotas, Liverpool vence Aston Villa

Na tarde deste sábado (1º/11), o Liverpool recebeu o Aston Villa pela 10ª rodada da Premier League. Jogando diante de seus torcedores, os Reds...

Show merengue: Real Madrid impõe superioridade sobre Valencia

O Real Madrid dominou o Valencia neste sábado (1/11) no Santiago Bernabéu, vencendo por 4 x 0. Com o desempenho avassalador, os Blancos seguem...