Bancos: mutirão para negociação de dívidas começa nesta sexta (1º/11)

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira começa nesta sexta-feira (1º/11). A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

Os consumidores têm até 30 de novembro para negociar suas dívidas bancárias com as instituições financeiras.

O mutirão é uma das iniciativas presentes no acordo de cooperação entre Febraban e o Banco Central que visa desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco da população.

Confira algumas das formas de renegociar:

  • parcelamento;
  • descontos no valor da dívida; e
  • taxas de juros reduzidas para refinanciamento.

Que tipo de débitos podem ser negociados?

  • dívidas no cartão de crédito;
  • cheque especial;
  • crédito consignado; e
  • demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia, nem dívidas prescritas.

Para verificar se há pendências financeiras em bancos, basta acessar o Registrato, sistema do BC, e consultar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas com as instituições financeiras.

Onde neegociar?

As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal Consumidor.Gov.Br. Vale lembrar que é preciso ter conta prata ou ouro no site do governo federal.

Clique aqui para conferir a lista de bancos participantes do mutirão.



Fonte: Metrópoles

Cidades ganham iluminação especial para semana do Natal

A magia do Natal já começou a iluminar as cidades brasileiras, transformando ruas e pontos turísticos em verdadeiros espetáculos de luzes. Do Rio de...

Operação na Favela do Moinho, em São Paulo, deixa um morto

Um homem morreu após ser baleado durante uma operação da Polícia Civil realizada nesta sexta-feira (19) na Favela do Moinho, região central de São...

Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé

Casamentos religiosos celebrados em centros de Umbanda e Candomblé passaram a ser reconhecidos oficialmente no Rio de Janeiro. A medida está na Lei 11.058/25,...