Cabeceios no futebol pioram capacidade de aprendizado, diz estudo

O cabeceio no futebol causa anormalidades no cérebro que comprometem, por exemplo, a capacidade de fala. A conclusão é de um estudo da Columbia University Irving Medical Center em Nova York, apresentado na Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), nesta quarta-feira (27/11).

O ato de cabecear é uma técnica amplamente usada no jogo, o que envolve alguns riscos. E o choque de cabeças entre os jogadores é algo perigoso, mas comum.

A equipe do professor de radiologia Michael L. Lipton realizou o estudo a partir da associação entre doenças neurodegenerativas e impactos repetidos no crânio.

“Sabemos da patologia encefalopatia traumática crônica (CTE), o que nos levantou preocupações sobre efeitos adversos tardios de impactos na cabeça”, destaca Lipton, em nota.

Para identificar como os impactos repetidos na cabeça afetam o cérebro, os pesquisadores compararam ressonâncias magnéticas cerebrais de 352 jogadores de futebol amador, entre homens e mulheres, com idades entre 18 e 53 anos, com exames de 77 atletas de esportes sem colisão, como corredores.

Os pesquisadores perceberam uma grande quantidade de lesões no cérebro dos jogadores de futebol. Eles observaram ainda a liberação de líquidos na superfície do órgão, o que agrava as análises na região afetada.

A incidência de lesões é maior no lóbulo frontal do cérebro, área responsável pelo aprendizado verbal. “Nossa análise mostrou que o cabeceio leva a um pior desempenho cognitivo, que é manifestado pela dificuldade na fala, por exemplo”, afirma o professor.

“Caracterizar os riscos potenciais de impactos repetitivos na cabeça pode facilitar um engajamento esportivo mais seguro para maximizar os benefícios, ao mesmo tempo em que minimiza os danos potenciais. A próxima fase do estudo está em andamento e examina os mecanismos cerebrais subjacentes aos efeitos da ressonância magnética e os potenciais fatores de proteção”, destaca Lipton.



Fonte: Metrópoles

Eleições em Honduras: veja quem são os principais candidatos à presidência

A população de Honduras vai às urnas neste domingo (30) para escolher quem será o sucessor da presidente Xiomara Castro. A maioria das pesquisas de...

Brasil é o 3º país com trabalhadores mais engajados, diz ADP

As pessoas estão cada vez mais engajadas com seus empregos, com um em cada cinco trabalhadores no mundo se declarando totalmente engajados com suas...

É possível ver Stories anonimamente no Instagram? Saiba como fazer

Atualmente, ao visualizar o Story de alguém, seu nome de usuário fica visível na lista de quem assistiu, o que te impede de ter...