Match point! O que Bortoleto precisa para ser campeão da F2 no Catar

A Fórmula 2 ganhou uma atenção especial no Brasil após o anúncio do paulista Gabriel Bortoleto para correr na Fórmula 1, pela Sauber, em 2025. O jovem de 19 anos pode ser campeão da F2 antes de estrear na principal categoria do automobilismo.

O GP de F2 do Qatar tem início nesta sexta-feira (29/11), com a classificação, a partir das 19h10. No sábado (30/11), haverá a corrida sprint a partir das 19h20 e, no domingo (1º/12), a prova principal será a partir das 15h20. Todas as provas no horário de Brasília.

Bortoleto, que corre pela escuderia Invicta Racing, lidera a tabela de pilotos por 4,5 pontos de vantagem para o vice-líder – Isack Hajdar, da Campos Racing. Apesar da ligeira vantagem, o brasileiro pode se tornar campeão ainda no Grande Prêmio do Qatar, penúltima etapa da F2. Além dele e Hadjar, outros quatro pilotos têm chances matemáticas.

Na Fórmula 2, 11 escuderias e 22 pilotos formam o grid. A sprint vale 10 pontos para o piloto vencedor. A prova principal de domingo vale 25 para o primeiro lugar. Além disso, o atleta que conquistar a pole position ganha dois pontos. A volta mais rápida na corrida principal vale um ponto para aquele que terminar entre os 10 primeiros.

Bortoleto precisa ser perfeito

Para ser campeão no Qatar, Bortoleto precisa realizar o final de semana perfeito. Ou seja, conquistar a pole position, vencer a print e faturar a corrida principal com a volta mais rápida. A soma resulta em 39 pontos que o impossibilitam de ser alcançado na tabela. Ele precisa ainda, porém, que o vice-líder não pontue no fim de semana inteiro.

Caso os fatores não se alinhem, a disputa pelo título ficará para os Emirados Árabes, no Yas Marina Circuit. Independentemente do resultado, Bortoleto já tem seu lugar garantido na Fórmula 1 para o ano que vem.



Fonte: Metrópoles

Coreia do Sul: Partido governante decide se opor ao voto de impeachment de presidente

Os legisladores do partido governista da Coreia do Sul decidiram, neste sábado (7), se opor ao voto de impeachment do presidente Yoon Suk Yeol...

Ibovespa: quem ganha e quem perde com acordo Mercosul-UE?

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) “constrói uma ponte” entre os dois lados do Atlântico. E os setores...

Regulamentação da reforma tributária deve avançar no Senado na próxima semana

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto de regulamentação da reforma tributária, deve ler o parecer sobre a proposta na segunda-feira (9) na...