Chá de espinheira-santa: saiba benefícios da infusão terapêutica

A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) é uma planta medicinal nativa do Rio Grande do Sul, bastante usada em infusões por conta de suas propriedades terapêuticas. Os bioativos presentes na espinheira-santa ajudam a diminuir a acidez do estômago, aliviando a sensação de queimação.

Rica em flavonóides, taninos e triterpenos, ela pode ser usada como parte de tratamentos de problemas estomacais. “A espinheira-santa é utilizada há séculos para o tratamento de doenças do sistema digestivo, pois auxilia no alívio da má digestão e age como coadjuvante para acalmar gastrites”, afirma a vice-presidente da área médico-científica da Herbarium, Jackeline Barbosa.

Segundo a especialista, a espinheira-santa costuma ser usada como infusão, mas também pode ser encontrada em cápsulas, versão que preserva suas propriedades anti-inflamatórias, antiulcerogênicas e gastroprotetoras.

A farmacêutica Leandra Sá, coordenadora das unidades Farmacotécnica, em Brasília, afirma que a espinheira-santa vem sendo estudada também por suas propriedades metabólicas. “Mais recentemente pesquisas têm demonstrado que existe a possibilidade de a planta favorecer o controle de lipídeos no corpo, bem como o nível de açúcar no sangue”, afirma Leandra.

Saiba alguns dos benefícios do chá de espinheira-santa

1. Melhorar a digestão

A espinheira-santa ajuda a melhorar sintomas estomacais como queimação, má digestão e dor de estômago.

2. Combater infecções

Alguns estudos mostram que a espinheira-santa também tem ação antibacteriana, sendo muito útil para combater a infecção pela bactéria H. Pylori.

3. Evitar o inchaço

A espinheira-santa tem ação diurética, significa que ajuda o fígado a processar toxinas e eliminá-las por meio da urina.

4. Colaborar para a cicatrização

A espinheira-santa tem ação cicatrizante, quando usada sobre a pele, ajuda no tratamento de eczema ou acne.

Como consumir o chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa é preparado na proporção de uma colher de sopa da erva para cada 200 ml de água quente. Após deixar descansar por cinco minutos, a infusão deve ser ingerida.

O chá não deve ser consumido por mais de 28 dias seguidos e, segundo a farmacêutica Leandra Sá, o ideal é tomá-lo antes do almoço ao jantar.

Contraindicações para o consumo

O chá de espinheira-santa não deve ser usado durante a gravidez, lactação e em crianças menores de seis anos. Também não deve ser usado por pessoas com problemas hepáticos.

O uso deve ser suspenso quando exames de medicina nuclear estiverem programados.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Jessica Sales, Perpétua Almeida e Delcimar Leite prometem acirrar a disputa para deputado federal no Juruá

A eleição de 2026 promete ser uma das mais eletrizantes especialmente no Vale do Juruá, na disputa pelas 8 vagas de deputado federal. Assim como...

PUC-RJ divulga datas do vestibular 2026

A PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) divulgou as datas referentes ao vestibular de 2026. As inscrições terão início em 28 de julho....

PF mira grupo que mata rivais para assumir pontos de tráfico na Bahia

Uma operação batizada de Circuito Fechado está nas ruas da Bahia na manhã desta quinta-feira (10) para desarticular uma facção criminosa apontada como violenta...