O piloto Max Verstappen, da Red Bull, conquistou o Grande Prêmio de São Paulo, no último domingo (3/11), mas o verdadeiro vencedor do evento foi o público presente. A Fórmula 1 no Brasil acumulou 291.717 pessoas no Autódromo de Interlagos durante os três dias de competição, o novo recorde de público na história da categoria em solo brasileiro.
O número representa um aumento de 9,25% em relação à edição de 2023 da etapa brasileira. As estatísticas também mostram que o público é predominantemente jovem. Os dados comprovam que a principal categoria do automobilismo tem tido sucesso em se aproximar de torcedores de menos idade para expandir seu público.
Do público presente, 40,2% tinham entre 18 e 29 anos, seguidos por 31,4% na faixa etária de 30 a 39 anos, enquanto o restante estava entre pessoas com 40 anos ou mais.
Os dados também revelam que a presença masculina ainda é predominante nas arquibancadas, com 63,1% de homens contra 36,9% de mulheres, e que 15,8% dos espectadores vieram de fora do Brasil.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico do evento deste ano em São Paulo foi de R$ 1,96 bilhão, representando um aumento de 14,3% em relação ao recorde anterior, alcançado em 2023.
Repercussão em São Paulo
Acrescenta-se que a exposição na mídia gerada pelo evento foi estimada em R$ 2,58 bilhões, um novo recorde para a corrida. Do total, 80,2% foram provenientes de transmissões televisivas, 14,6% de mídias digitais e 5,3% de mídias impressas, segundo dados do Formula Money.
“Os resultados positivos são fruto do trabalho de São Paulo para consolidar este como um dos mais importantes eventos automobilísticos do mundo no nosso calendário esportivo. Neste ano, investimos mais de R$163 milhões em melhorias no autódromo para que os fãs, tanto locais quanto internacionais, tenham sempre uma experiência à altura do Grande Prêmio” declarou o prefeito Ricardo Nunes.
Fonte: Metrópoles