GP de São Paulo: Verstappen corre contra punição para despistar Norris

Tal qual a cidade, o Grande Prêmio de São Paulo promete ritmo extremamente acelerado para a prova principal do evento, que pode ser decisiva para o britânico Lando Norris, da McLaren, e holandês Max Verstappen, da Red Bull. Eles e os demais pilotos da Fórmula 1 correm neste domingo (3/11), a partir das 12h30, em solo brasileiro. O holandês, porém, precisa vencer uma punição.

A corrida, que marca a 21ª etapa da temporada, realizada no Autódromo de Interlagos, pode ser a chance de Norris diminuir ainda mais a distância em pontos de Verstappen. O líder tem 44 de vantagem para o segundo colocado, mas o britânico torce e corre para diminuir para 18 pontos.

O encurtamento para 18 pontos só é possível, porém, se Norris vencer a corrida com a volta mais rápida e o Verstappen não pontuar. Além de correr contra o britânico, o holandês precisa superar uma penalidade de cinco posições por ter realizado troca de peças dentro do motor. Portanto, ainda que conquiste a pole position, o tricampeão vai largar em quinto lugar.

A classificação do grid de largada não ocorreu, no último sábado (2/11), devido às fortes chuvas em São Paulo, mas a prova sprint ocorreu normalmente mais cedo no mesmo dia. Norris levou a melhor na corrida encurtada após receber ajuda do companheiro de equipe Oscar Piastri. A classificação está marcada para este domingo, às 7h30.

São Paulo de Senna

Além de muita velocidade, o evento conta com muitas homenagens a Ayrton Senna. A terra natal do piloto que morreu há 30 anos tornou-se palco de tributos. A McLaren, por exemplo, usada pelo herói brasileiro no bicampeonato de 1990, desfilou no Autódromo de Interlagos guiada pelo heptacampeão Lewis Hamilton.

As zebras da pista estão coloridas conforme o capacete do tricampeão – azul, amarelo e verde. Um capacete gigante com a frase “Para sempre Senna” foi exposto ao público. Bonés e pneus com as cores que remetem ao rei de Mônaco são distribuídos aos pilotos que pegam pódio ou faturam a pole position.

Tabela antes da corrida

  1. Max Verstappen, 367 pts;
  2. Lando Norris, 323;
  3. Charles Leclerc, 297;
  4. Oscar Piastri, 258;
  5. Carlos Sainz, 244;
  6. Lewis Hamilton, 189;
  7. George Russell, 180;
  8. Sergio Pérez, 151;
  9. Fernando Alonso, 62;
  10. Nico Hülkenberg, 31.



Fonte: Metrópoles

Rio Branco: juiz cita “clamor público e sociedade abalada” e mantém preso homem que assassinou ex-mulher

A Justiça do Acre manteve a prisão preventiva de Jairton Silveira Bezerra, de 45 anos, que assassinou a ex-mulher Paula Gomes da Costa, de...

PL sobre crianças na Parada Gay, rejeitado pelo MPF e advogados da Câmara, tem apoio de 7 vereadores derrotados em RB

O fim da legislatura deve ser marcado pela votação do Projeto de Lei que proíbe crianças em eventos promovidos pela comunidade gay em Rio...

Deputados do RJ aprovam proibição de propaganda de conteúdo adulto em locais públicos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nessa terça-feira (5) um projeto de lei que proíbe a divulgação e exposição...