Preenchimento de PMMA: entenda o que é a substância e se ela é segura

O preenchimento de polimetilmetacrilato (PMMA) voltou a ganhar destaque depois da influenciadora Maíra Cardi fazer stories no Instagram dizendo que irá retirar a substância por causa de um inchaço no rosto.

O PMMA é um gel preenchedor de baixo custo e caráter permanente, o que atrai muitos pacientes, explica a dermatologista Mônica Aribi. De acordo com a médica, ele está associado a uma alta taxa de complicação a longo prazo, podendo manifestar reações mesmo após anos da aplicação, como nódulos e inflamação.

Isso sem contar que, se for preciso retirar o preenchimento, o PMMA não é uma substância que é possível remover de forma isolada. “Assim, essa remoção pode danificar os tecidos preenchidos, causando deformação”, afirma.

Mesmo quando não há complicações, o PMMA, muitas vezes, não é capaz de gerar satisfação definitiva aos pacientes. “Isso porque o processo de envelhecimento pode causar mudanças estruturais que o produto não acompanha, tornando-o mais proeminente e gerando efeitos inestéticos”, comenta a especialista.

Por conta de questões como essa e de casos como o de Maíra Cardi, muitas pessoas que desejam fazer o preenchimento de PMMA acabam tendo dúvidas sobre ele ser seguro ou não.  Mônica esclarece que o PMMA é aprovado pela Anvisa para fins estéticos e reparadores, contudo a Sociedade Brasileira de Dermatologista e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não recomendam seu uso. Inclusive, atualmente ele é pouco utilizado, costumando ser substituído por outros materiais.

Leia a notícia completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Socorro Neri na Revista Exame: a educação, o meio ambiente e a formação do cidadão climático

Vivemos um momento decisivo das relações entre sociedade e natureza. As mudanças climáticas já não são previsão: são realidade. Enchentes, secas, ondas de calor e...

Mulher é presa por racismo durante partida do Paulistão Sub-12

Uma mulher foi presa após cometer ato de racismo na partida entre Manthiqueira x Corinthians, válida pela terceira fase do Campeonato Paulista Sub-12. O...

Corinthians recebe novo transfer ban por dívida com a CNDR

O Corinthians está banido de realizar o registro de atletas durante seis meses devido à ausência de pagamentos. A CBF notificou o time do...