Saiba por que jogadores caíram juntos após um deles ser atingido por raio e morrer

Um vídeo impressionante de um raio atingindo um jogador em um campo de futebol e derrubando simultaneamente todos os atletas próximos viralizou na manhã desta segunda-feira (4/11). A cena chocante levou muitos internautas a se questionarem o que teria causado o colapso dos jogadores ao mesmo tempo. Para esclarecer o caso, o portal LeoDias conversou com o cardiologista Dr. Firmino Haag, do Hospital Albert Sabin (HAS), em São Paulo.

De acordo com o Dr. Haag, o caso pode ser explicado pela alta condutividade elétrica do corpo humano. “A transmissão da corrente elétrica aos demais jogadores que entraram em contato imediatamente com a vítima justifica a queda simultânea de todos eles”, explicou o cardiologista.

Veja as fotos

Reprodução / X
Jogo no PeruReprodução / X
Reprodução / X
Jogo no PeruReprodução / X
Reprodução / X
Jogo no PeruReprodução / X

O especialista ressalta que, embora os outros jogadores tenham sido atingidos pela descarga elétrica, a intensidade e a duração da exposição podem ter sido menores, resultando em ferimentos menos graves.

“Pelo vídeo, provavelmente a disseminação do raio em alta frequência e energia atingiu os outros jogadores que estavam próximos, porém sem maiores repercussões”, detalhou o Dr. Haag. “O jogador atingido provavelmente faleceu em decorrência de arritmia cardíaca grave causada pela descarga elétrica intensa”, esclareceu.

Casos de transmissão de corrente elétrica entre pessoas, especialmente em situações de impacto por raio, são incomuns, uma vez que o corpo humano não retém uma carga elétrica por muito tempo após ser atingido. O Dr. Haag reforçou a importância de medidas de segurança em situações de emergência elétrica, alertando para o perigo de tentativas de resgate sem precauções adequadas.

O incidente ocorreu em Coto Coto, na cidade de Chicha, em Huancayo, Peru, durante uma forte tempestade que interrompeu o jogo. As equipes estavam se retirando do campo quando o raio caiu, mas, infelizmente, quatro jogadores ficaram feridos e um morreu.

O goleiro Juan Choca, segundo o jornal francês L’Équipe, está em estado grave no hospital, sofrendo de queimaduras graves causadas pela descarga. Outros três atletas ainda não tiveram seu estado de saúde confirmado pelas equipes médicas dos clubes.



Fonte: Portal LEODIAS

“Boa forma de quebrar o gelo”, afirma Shai após vitória do Thunder

Em uma noite de superação, o Oklahoma City Thunder venceu o Indiana Pacers na noite dessa quinta-feira (23/10), em partida que foi à dupla...

Diretoria do Botafogo enfrenta dilema com elenco por prêmio do Mundial

A diretoria do Botafogo enfrenta um impasse com o elenco devido ao pagamento da premiação da Copa do Mundo de Clubes. Os jogadores cobram...

Flaco López acredita em reação do Palmeiras: “Somos muito grandes”

Na noite de quinta-feira (23/10), a LDU venceu o Palmeiras por 3 x 0, no Equador, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores....