Cientistas criam tatuagem feita no couro cabeludo que mede atividade cerebral

 

Cientistas desenvolveram um tipo de tatuagem eletrônica — uma e-tattoo — que pode substituir os eletrodos usados em exames de eletroencefalografia (EEG) através de uma impressão na pele do paciente.

Usando tipo de tinta líquida feita de polímeros condutores, a alternativa aos condutores tradicionais uma vez seca, funciona como um sensor de película fina, captando a atividade cerebral.

Os resultados foram publicados na revista Cell Press Cell Biomaterials nesta segunda-feira (2) mostraram que essas e-tattoos conseguiram manter a conectividade estável por pelo menos 24 horas, detectando ondas cerebrais com ruído mínimo.

“Nossas inovações em design de sensores, tinta biocompatível e impressão de alta velocidade abrem caminho para a futura fabricação de sensores eletrônicos de tatuagem no corpo, com amplas aplicações dentro e fora dos ambientes clínicos”, diz Nanshu Lu, coautor correspondente do artigo na Universidade do Texas em Austin.


• Nanshu Lu

Ao contrário das e-tattoos desenvolvidas anteriormente — que eram impressas em um material adesivo antes de serem colocadas na pele, o que as impedia de aderir em superfícies sem pelos — a novidade dos cientistas consegue se adaptar a partes do corpo como o couro cabeludo.

Essa solução pode diminuir o desconforto causado pelo método tradicional dos exames de EEG, que requerem que o paciente seja conectado a longos fios por meio de eletrodos e fiquem sentados por horas.

No futuro, a equipe de cientistas preveem o desenvolvimento de transmissores de dados sem fio nas e-tattoos para obter um processo do exame totalmente sem fio.

Árvores se adaptam a mudanças de temperatura extrema, aponta pesquisa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cientistas criam tatuagem feita no couro cabeludo que mede atividade cerebral no site CNN Brasil.

Bolsonaro deve deixar prisão pela primeira vez nesta quarta para cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve deixar a Superintendência da PF (Polícia Federal) pela primeira vez nesta quarta-feira (24) desde que foi preso. Está...

Análise: Ataques feitos a barcos não têm impacto no regime da Venezuela

O analista de Internacional da CNN, Lourival Sant’Anna, avalia, durante o CNN Prime Time, que os recentes ataques realizados pelos Estados Unidos contra barcos...

Quanto custa a CNH em 2026? Preço pode cair mais de 70%

O processo de formação de condutores no Brasil sofreu uma mudança histórica no final de 2025 e deve representar uma redução superior a 70%...