Coutinho desencanta, Vasco vence Atlético-MG e se garante na Sul-Americana

Na melhor atuação de Philippe Coutinho desde seu retorno, o Vasco venceu o Atlético-MG por 2 a 0, nesta quarta-feira (4), em São Januário, pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão 2024.

O camisa 11 participou dos dois gols: deu assistência para Vegetti no primeiro, e marcou o segundo, seu primeiro no estádio vascaíno neste ano.

Com a vitória, que dá fim a uma sequência negativa de cinco jogos, o Vasco está matematicamente garantido na Copa Sul-Americana de 2025 — veja a tabela atualizada.

O Galo, por sua vez, não vence há 12 jogos, amplia o contexto de crise após a derrota na final da Libertadores e pode terminar o ano sem torneio continental para disputar em 2025.

Vegetti encerra seca de seis jogos

Apesar de dominar a partida desde o primeiro tempo, o time carioca só foi abrir o placar na etapa final. Aos sete minutos, Coutinho recebeu na entrada da área e deu passe açucarado para Vegetti, que não desperdiçou.

O capitão e artilheiro vascaíno deu fim a uma longa seca: ele não marcava há seis jogos, desde que fez o gol do Vasco exatamente contra o Galo, no jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil.

Coutinho: o nome do jogo

O segundo gol do Vasco, assim como o primeiro, nasceu de um desarme inteligente na intermediária, dessa vez de Mateus Carvalho. O próprio volante passou para Lucas Piton, que cruzou na medida para Coutinho finalizar de primeira, no contrapé de Everson.

Foi o primeiro gol do camisa 11 em São Januário desde seu retorno, em sua melhor partida com a camisa do Vasco no ano. Ele foi muito aplaudido ao ser substituído por Dimitri Payet.

Nova formação do Vasco funciona

Ídolo e técnico interino do Vasco, Felipe Maestro experimentou uma nova formação no time. Com os principais pontas — Adson e David — machucados e os demais em má fase, o treinador abdicou do jogo focado nos flancos.

Para isso, escalou três volantes — Hugo Moura, Mateus Carvalho e Jair —, com Coutinho como camisa 10 e Alex Teixeira e Vegetti fazendo dupla de ataque, numa espécie de 4-4-2 losango.

A formação funcionou e o time carioca dominou o Atlético-MG em praticamente toda a partida, mostrando solidez no meio de campo e repertório ofensivo com as subidas dos laterais, além da liberdade criativa para Coutinho.

Atlético-MG em crise

Após perder as finais da Copa do Brasil e, mais recentemente, da Libertadores, o Atlético-MG vê a crise aumentar com uma nova derrota no Brasileirão. No campeonato, o time não vence há quase dois meses, há nove jogos.

Contando todas as competições, o Galo venceu pela última vez em 22 de outubro, no jogo de ida da semifinal da Libertadores, contra o River Plate.

O risco agora, após ficar sem chances de ir para a Libertadores, é que o Atlético-MG fique até mesmo sem vaga na Copa Sul-Americana.

Situação da tabela e próximos jogos

Com a vitória, o Vasco chega a 47 pontos, na 11ª posição, e pode garantir a vaga na Copa Sul-Americana de 2025 ainda nesta quarta-feira, a depender dos resultados da rodada.

Na última rodada, o clube carioca visita o Cuiabá, já rebaixado, na Arena Pantanal. A partida está marcada para domingo (8), às 16h (de Brasília).

No mesmo dia e horário, o Atlético-MG recebe o Athletico-PR na Arena MRV, num confronto direto por vaga na Sul-Americana.

O Galo está na 13ª posição da tabela e tem 44 pontos, dois a mais que o Athletico-PR, que ainda joga na rodada.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coutinho desencanta, Vasco vence Atlético-MG e se garante na Sul-Americana no site CNN Brasil.

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...