Eleição na Câmara: os 12 votos que Bocalom precisa para eleger Joabe Lira e o golpe que ele quer dar no progressista

O governador Gladson Cameli (PP), novamente, é a aposta do prefeito Tião Bocalom para eleger Joabe Lira, pupilo do prefeito, à Presidência da Câmara Municipal de Rio Branco.

Bocalom tem “assediado” o governador de todas as formas.  Cameli, por sua vez, foge da imprensa e não dá a resposta que os jornalistas tanto buscam: ele vai tornar o PP, de novo, mero coadjuvante para empoderar o prefeito?

Se a resposta for SIM, o desgaste seria inevitável, internamente, como foi na campanha, quando os principais detentores de mandato da legenda priorizaram seus colégios eleitorais, na capital e no interior, sem assumir posição aberta pró-Bocalom.

E mais: o grupo controlado por Bittar já barrou o vice-eleito, Alysson Bestene, para a pasta da Saúde, o que, hoje, com aquiescência de Bocalom, prende o ex-secretário de governo na cadeira de vice-prefeito, sem muito poder de mando.

A conta é a seguinte:

O prefeito, graças a Márcio Bittar, tem o PL e o UB

Os três vereadores do PL, somados aos 3 do União Brasil e aos 6 do PP totalizam 12 votos – a maioria necessária para Bocalom emplacar Joabe.

Para isso, no entanto, o governador precisa dar a ordem à Executiva Municipal progressista.

O centro de toda a celeuma é convencer Samir Bestene a desistir da candidatura. E Elzinha Mendonça, também do PP, que disputa com ele o direito de ser candidata aclamada pelos demais.

Elzinha, aliás, cuja eleição ela deve muito à deputada Socorro Neri, notadamente inimiga política do prefeito.

Bocalom sabe que sangraria muito nas mãos da vereadora caso ela seja eleita presidente do parlamento.

Há quem diga que o Bocalom não escaparia no primeiro pedido de Impeachment caso a mesa-diretora seja composta por gente que não tem afinidade com a sua gestão.

EIS OS VOTOS QUE BOCALOM PRECISA

PL –

Antônio Morais
Joaquim Florêncio
Raimundo neném

União

Joabe lira
Matheus Paiva
Rutênio sá

PP-
Bruno Morais
Elzinha Mendonça
Felipe tchê
Ayache Samu
Lucilene vale
Samir bestene

Fátima Bernardes revela por que se preocupou com saída de Bonner do JN

Após 29 anos à frente do Jornal Nacional, William Bonner se despediu da bancada na última sexta-feira (5/11). Fátima Bernardes revelou que conversou com...

Haddad comemora aprovação da isenção do IR: “Economia vai andar mais”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou nesta quarta-feira (5/11) a aprovação da isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$...

Vitória vence o Inter e empurra Santos de Neymar para o Z4

O Vitória venceu o Internacional por 1 a 0, nesta quarta (5), no Barradão, em Salvador, pela 32ª rodada do Brasileirão. O gol da...