Pastilhas e sprays de garganta: saiba como usar de forma consciente

As mudanças climáticas bruscas contribuem para o desenvolvimento de vários problemas de saúde. Uma das queixas mais comuns é o incômodo na garganta, com sintomas que podem ir desde os mais leves até os mais graves.

Para buscar alívio, algumas pessoas recorrem aos sprays e pastilhas para a garganta, disponíveis nas farmácias. Contudo, mesmo que eles ofereçam um grande alívio no momento, fica a dúvida: qual é o limite para o uso consciente?

O otorrinolaringologista Gilberto Ulson Pizarro, do Hospital Paulista, alerta que é preciso ter atenção. O médico compartilha importantes orientações sobre o uso responsável desses medicamentos e os cuidados que as pessoas devem tomar ao usá-los:

Uso consciente de sprays e pastilhas

Esses produtos são destinados ao alívio temporário dos desconfortos na garganta e não soluções definitivas. É preciso ter isso em mente para não acabar abusando do uso. Os cuidados essenciais ao utilizá-los incluem:

Leia as instruções:
Antes de usar qualquer medicamento, o primeiro passo é sempre verificar as informações na bula. Saber a dose recomendada, as contraindicações e os efeitos colaterais ajuda a garantir um uso seguro.

Evite o uso contínuo:
O especialista alerta para o perigo do uso excessivo e prolongado desses produtos. Embora possam aliviar os sintomas momentaneamente, o uso recorrente pode ocultar sinais de uma doença mais séria. “Se a dor de garganta persiste por mais de dois ou três dias, é crucial procurar orientação médica, pois isso pode indicar algo mais grave que precisa de tratamento especializado”, explica Pizarro.

Continue a ler a matéria no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

“Cuidado com pastor gatinho”: Tsunami na família Câmara vira manchete nacional

O portal Congresso em Fico repercute A crise entre os deputados federais Antônia Lúcia e Silas Câmara. Abaixo, o artigo publicado há pouco: A deputada federal...

“Dona de Mim”: Leo se morde de ciúme de beijo de Marlon e Bárbara

Leo (Clara Moneke) não vai gostar nada do que vê em “Dona de Mim“. Durante uma chamada de vídeo, ela vê Marlon (Humberto Morais)...

Polícia investiga assassinato de estadunidense dentro de hospital do Paraná

Um homem de 30 anos foi preso, suspeito do assassinar um norte-americano dentro de um hospital, em Curitiba (PR). Andreas Matthias Smith Johannsen, de...