Prejudicar o DF é prejudicar o país, diz Ibaneis sobre reajuste do Fundo Constitucional

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que prejudicar o Distrito Federal é prejudicar o país. O comentário foi feito sobre o projeto de lei que muda o cálculo de reajuste anual do Fundo Constitucional.

Ibaneis teve uma reunião, nesta quarta-feira (4), com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O governo do Distrito Federal montou uma força-tarefa no Congresso para tentar impedir a medida.

“Tem que ter a compreensão de todos os brasileiros que prejudicar o Distrito Federal é prejudicar o país. E o reflexo dessa alteração do fundo vai trazer um engessamento dessas áreas prioritárias, em especial a questão da segurança”, disse Ibaneis.

“Nós vamos transformar o Fundo Constitucional, por conta do crescimento vegetativo, num fundo de pensão. Nós só vamos ter dinheiro para pagar aposentado e pensionista. Ninguém nem sabe até quando. Não vamos poder fazer novas contratações não vamos poder melhorar a qualidade da nossa polícia, fazer investimentos nas áreas prioritárias”, continuou.

A proposta faz parte do pacote de corte de gastos enviado pelo governo federal. No texto, o Planalto prevê que o fundo seja reajustado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir de 2025. Atualmente, o repasse anual da União para o Distrito Federal varia de acordo com a receita corrente líquida.

Dentro do Palácio do Buriti, o entendimento é de que não há por que negociar com o governo federal, já que o Ministério da Fazenda teria anunciado as medidas de corte sem conversas prévias com o governo local.

Segundo Ibaneis, o seu partido, o MDB, fechará questão contra a proposta, junto do Republicanos e do PL. O PSD também já manifestou apoio.

“A gente espera até sexta-feira que todos os partidos de centro e esquerda, pelo menos, a gente tenha as declarações dos presidentes e dos líderes para que a gente possa ter um pouco mais de tranquilidade no encaminhamento com o relator que será indicado pelo presidente Arthur Lira”, explicou o governador.

O que é Fundo Constitucional?

Os recursos do Fundo Constitucional são utilizados pelo Distrito Federal para custear a organização e a manutenção da Polícia Civil, da Polícia Penal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Ainda ajudam na assistência financeira de serviços públicos de saúde e educação.

A questão é prevista na Constituição de 1988. Por serem recursos federais, sua fiscalização é realizada pelo Tribunal de Consta da União (TCU), que anualmente avalia a regularidade das contas.

Mesa Diretora da Câmara: entenda como funciona a eleição dos membros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Prejudicar o DF é prejudicar o país, diz Ibaneis sobre reajuste do Fundo Constitucional no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Os principais desafios de Marcelo Paz à frente do Corinthians

O Corinthians oficializou, no último sábado (27), a contratação de Marcelo Paz, ex-CEO do Fortaleza. O contrato foi assinado até o final de 2026. O...

Padrasto de Virginia detona internauta após suposição envolvendo Vini Jr.

O sanfoneiro Danilo Nascimento, 39, namorado de Margareth Serrão, 60, mãe de Virginia, 26, usou as redes sociais, no último domingo (28), para rebater...

Zenit resiste em negociar Nino, alvo do Palmeiras na janela

O Zenit, da Rússia, esfriou interesse do Palmeiras em contratar o zagueiro Nino. De acordo com apuração da Itatiaia, a sinalização dos russos foi...