Taiwan monta resposta de emergência após ampliação de exercícios chineses

Os militares de Taiwan montaram um centro de resposta de emergência e aumentaram seu nível de alerta nesta segunda-feira (9), dizendo que a China criou sete zonas de espaço aéreo reservado e despachou frotas navais e barcos da guarda costeira para águas ao redor da ilha.

A China, que reivindica Taiwan democraticamente governada como seu próprio território, deveria lançar outra rodada de exercícios em resposta à viagem do presidente de Taiwan, Lai Ching-te, ao Pacífico, que incluiu escalas no Havaí e no território americano de Guam, disseram fontes de segurança à Reuters.

A China criou sete “áreas reservadas temporariamente” de espaço aéreo a leste de suas províncias orientais de Fujian e Zhejiang, disse o Ministério da Defesa de Taiwan em um comunicado, acrescentando que essas zonas são válidas de segunda a quarta-feira.

A China tem atualmente cerca de 90 navios da Marinha e da Guarda Costeira em águas próximas a Taiwan, às ilhas japonesas do sul e aos Mares da China Oriental e Meridional, disse uma fonte de segurança de Taiwan à Reuters.

Essas zonas são temporariamente reservadas e alocadas para um usuário específico durante um período definido, embora outros voos possam passar com permissão dos controladores, de acordo com as regras internacionais.

O Ministério da Defesa da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

O exército de Taiwan disse que ativou seus “exercícios de prontidão de combate” em locais estratégicos e seus barcos navais e da guarda costeira estão monitorando de perto as atividades militares chinesas.

“Quaisquer ações unilaterais, irracionais e provocativas podem destruir seriamente a paz e a estabilidade no Indo-Pacífico e isso não será bem-vindo pela comunidade internacional”, disse o Ministério da Defesa de Taiwan.

 

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Taiwan monta resposta de emergência após ampliação de exercícios chineses no site CNN Brasil.

Avião com 55 passageiros faz pouso de emergência em praia na Somália

Na Somália, um avião com 55 passageiros saiu da pista do Aeroporto Internacional Aden Adde na terça (10) e fez um pouso de emergência...

Itamaraty contabiliza ao menos 22 brasileiros mortos na Guerra da Ucrânia

O Itamaraty contabiliza, até a noite desta terça-feira (10), registros de ao menos 22 brasileiros mortos e 45 desaparecidos na guerra entre Rússia e...

Veja famosos brasileiros citados nos arquivos Epstein

O caso Epstein envolve o empresário Jeffrey Epstein, criminoso sexual condenado, que morreu em 2019, e foi acusado de comandar, ao lado de Ghislaine...