União veta Alysson Bestene e Rennan Bitts para a Saúde; Aliança com Bocalom espatifa de novo

O União Brasil faz uma incursão para evitar a indicação do vice-prefeito eleito em Rio Branco, Alysson Bestene, para assumir a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta, com o maior orçamento da capital acreana, é cobiçada pelo grupo progressista, aliado de última hora do prefeito Tião Bocalom (PL).

“A Saúde é do União Brasil”, teriam dito os irmãos Rueda (Fábio e Antônio), que controlam o partido nacionalmente. Uma fonte do PP disse que Alysson não reagiu à notícia de que, internamente, há articulações para que o prefeito vete o seu nome e mantenha um suposto acordo durante a campanha eleitoral.

Bocalom, a depender dele, gostaria que Alysson permanecesse vice-prefeito. Esta não é a intenção do grupo que costurou a aliança do PP com o PL, no entanto.

Outro incômodo na aliança que venceu as eleições em outubro põe o ex braço direito da vice-governadora, Renan Bitts, como pivô. Ele está à disposição da prefeitura e também aparece cotado para a Saúde – ou a Secretaria de Planejamento. O prefeito já disse ser simpático à nomeação de Bitts, mas evitou comentar para qual pasta. O União Brasil insiste que “acordos se cumprem”, e segue sem abrir mão da Semsa.

O prefeito assume em 1º de janeiro. O secretariado, tradicionalmente, assume junto com o prefeito.

Bocalom conseguiu afastar o senador Alan Rick de seu entorno, mesmo após uma campanha em que os dois pediram votos juntos. 24 horas após ser reeleito, ele disse que Alan Rick não está em seus planos para 2026.

 

 

 

Quem será? MDB confirma Jéssica candidata a senadora e vice de Mailza Assis não virá do Juruá

O MDB terá a ex-deputada federal Jéssica Sales como candidata ao Senado na chapa com a vice-governadora Mailza Assis (União Progressista). Esta é a vontade...

Ele vai pra estadual: “em hipótese nenhuma”, diz Marcus Alexandre sobre ser candidato a vice-governador

O engenheiro Marcus Alexandre, de 53 anos, disse ao oseringal que "em hipótese nenhuma" será candidato a vice-governador. A declaração encerra as discussões sobre...

“Dezenove”, homicida condenado a mais de 73 anos, volta ao presídio do Acre

O homicida Matlison Malzone Caerto de Freitas, fugitivo do maior complexo penitenciário do Acre, foi preso no início da tarde desta sexta-feira, 29, em...