Waack: Piora fiscal é um fato que o governo escolhe ignorar

Não foi por falta de aviso. O que se antecipava como cenário desfavorável para o Brasil lá fora avançou um passo hoje à tarde.

O Federal Reserve, o Banco Central americano, diminuiu a redução de sua taxa de juros, que vão ficar por lá mais altos por mais tempo, com impacto negativo também por aqui. Já se esperava que a eleição de Trump, e o que ele prometeu fazer na economia, fortaleceria o dólar, embora Trump queira o contrário. E o dólar se fortaleceu hoje lá fora contra todo mundo, especialmente o real.

Em outras palavras, é quando a maré baixa que se vê quem estava nadando pelado. E o Brasil está sendo apanhado com as nádegas de fora. No momento em que as coisas lá fora ficam menos favoráveis, a política econômica do governo torna ainda mais frágil uma situação de contas públicas que preocupa e domina todo o debate político há muito tempo.

Mas não adianta gritar que o rei — no caso, o presidente Lula, o árbitro final da política econômica — está nu. Lula se embrulhou na roupagem de uma responsabilidade fiscal que os agentes econômicos não encontram nos fatos da realidade. E se protege na mais velha afirmação: a de que a volatilidade do câmbio, a alta dos juros e a expectativa de inflação subindo muito mais do que o desejável não passam de movimento especulativo.

Não, o Brasil não vai derreter amanhã, nem estamos diante de uma catastrófica queda num abismo. O que estamos é caminhando para uma situação na qual diminuem as opções de política econômica para o governo. E ficam mais difíceis suas negociações e, portanto, o preço político.

É isso que enxergam os agentes econômicos. Mas Lula não vê.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Waack: Piora fiscal é um fato que o governo escolhe ignorar no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

“Predador: Terras Selvagens” estreia nos cinemas nesta quinta-feira (6)

O universo cinematográfico de “Predador” ganha um novo capítulo com a estreia de “Predador: Terras Selvagens” nos cinemas nesta quinta-feira (6). O filme apresenta...

China inicia compras limitadas de produtos agrícolas dos EUA

A China iniciou compras modestas de produtos agrícolas dos EUA depois que os líderes dos dois países se reuniram na semana passada, mas traders...

Problema em descontos do INSS era recorrente, mas sem relevância, diz Onyx

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni afirmou nesta quinta-feira (5) que problemas em descontos associativos em benefícios do INSS (Instituto Nacional do...