Na manhã desta sexta-feira (17), o Ministério da Igualdade Racial e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento, em conjunto, de uma campanha nacional de combate ao racismo e à intolerância religiosa. A assinatura ocorreu no galpão da Ação da Cidadania, localizado no bairro Santo Cristo, no Rio de Janeiro (RJ).
O evento contou com a presença da ministra Anielle Franco, do diretor-executivo da Amobitec, André Porto, e de representantes das empresas associadas, que reforçaram o compromisso com iniciativas que promovam igualdade e inclusão no setor de mobilidade.
A ação envolverá a criação e difusão de mensagens direcionadas a motoristas e entregadores parceiros, além dos usuários dos aplicativos de transporte individual de passageiros e de mercadorias.
A ministra Anielle Franco destacou o caráter estratégico e amplo do trabalho do Ministério.
“Nós somos muito transversais, então pensar esses trabalhadores, pensar os usuários, pensar os aplicativos, pensar em cada espaço que a gente puder chegar para combater o racismo no nosso país, assim a gente vai fazer”, disse a ministra.
André Porto, diretor executivo da Amobitec, ressaltou o alcance das campanhas educativas que serão promovidas.
“Hoje, você tem milhões de usuários dos aplicativos, milhões de motoristas e entregadores cadastrados. Segundo um estudo recente do Sebrap [Serviço Brasileiro de Aprendizagem Profissional], realizado a pedido da Amobitec, cerca de 70% desses profissionais são considerados pretos, negros ou pardos. Levar informação e indicar os meios para que eles possam recorrer em caso de racismo ou intolerância religiosa é fundamental”, afirmou.
A Amobitec reúne empresas líderes no desenvolvimento de soluções tecnológicas para transporte de pessoas e bens, incluindo plataformas como Amazon, iFood, Uber, Buser, Zé Delivery e 99.
A ministra também reforçou o papel do Ministério na construção de uma sociedade mais consciente.
“A gente só vai sossegar e parar, quando a gente, de fato, disser que isso é exceção e não regra. E para isso, o letrar, o educar, estar presente, dar visibilidade é importantíssimo e assim a gente fará”, concluiu.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministério da Igualdade Racial e associação firmam acordo contra racismo no site CNN Brasil.
Fonte: CNN