Rodrigo Ternevoy, ator brasileiro radicado na Europa, dará um passo decisivo em sua carreira internacional. Ele vai estrelar a nova minissérie britânica “Suspect: The Shooting of Jean Charles de Menezes”, do Disney+. A produção, que estreia em 30 de abril, resgata a história real do jovem mineiro morto por engano pela polícia londrina em 2005, ao ser confundido pelos agentes com o terrorista Hussain Osman.
Na trama, Ternevoy interpreta Giovani, irmão de Jean Charles. Segundo com o ator, o papel carrega não apenas uma carga dramática, mas um peso simbólico. Nascido em São Caetano do Sul (SP), Rodrigo relembra que, antes de seguir carreira nas artes, cogitou estudar inglês em Londres — plano que foi repensado após o assassinato do eletricista brasileiro, e o levou a mudar de destino, seguindo para a Irlanda. “Poderia ter sido eu”, declarou ao Notícias da TV.
Veja as fotos
A série de quatro episódios é escrita e produzida por Jeff Pope, roteirista indicado ao Oscar por Philomena, e conta com um elenco britânico de peso, incluindo Conleth Hill (Game of Thrones), Russell Tovey (Looking) e Emily Mortimer (The Newsroom). A narrativa aposta em múltiplas perspectivas para reconstituir os fatos que culminaram na morte de Jean Charles, e propõe uma reflexão sobre memória, identidade e o conceito de verdade em tempos de desinformação.
A minissérie tem um diferencial importante: o envolvimento direto da família de Jean Charles no processo de produção. Os familiares atuaram como consultores, garantindo que a representação dos eventos fosse fiel à realidade e respeitosa à dor que tem atravessado os anos. Este não será o primeiro trabalho internacional de Ternevoy, que também já esteve no longa “Pedido Irlandês” (2024), ao lado de Lindsay Lohan.
Fonte: Portal LEODIAS