Creatina deve ser tomada antes ou depois do treino? Entenda

Um dos suplementos mais tradicionais para quem está tentando ganhar massa magra e músculos, a creatina deve ser consumida todos os dias para fazer efeito. Muitos usuários, porém, têm dúvida sobre qual é a melhor hora para tomar o suplemento, se é antes ou depois do treino.

De acordo com a nutricionista Luiza Franco, da clínica Consciência Nutricional, em Brasília, a creatina atua no sistema anaeróbico aláctico (ATP-CP). “A ‘falha’ muscular durante um exercício indica que o estoque de ATP está se esgotando. Com níveis adequados, esse esgotamento ocorre mais tarde”, explicou em entrevista anterior ao Metrópoles.

Segundo a nutricionista Juliana Andrade, do Metrópoles, o importante é tomar todo dia, independente do horário. Os benefícios da creatina se acumulam: “Não é no dia ou no momento em que você toma a creatina que você verá os resultados, mas sim com o tempo, à medida que ela vai se acumulando no organismo”, explica a especialista.


Para que serve a creatina?

  • A creatina funciona como fonte de energia para as células musculares.
  • A suplementação auxilia no processo de construção e manutenção muscular, aumentando a força para a realização de exercícios de resistência e de alta intensidade.
  • O consumo do suplemento também facilita a recuperação no pós-treino. Como resultado, os usuários aumentam a massa muscular mais rapidamente.
  • Ela também pode ter benefícios para o cérebro e para a prevenção de doenças crônicas.

Como potencializar a creatina

O momento do consumo da creatina não faz diferença, mas nutricionistas ensinam que o melhor é aliar o suplemento com refeições ricas em carboidratos. Os alimentos estimulam a liberação de insulina, facilitando a captação dos aminoácidos da creatina pelas células musculares.

O que acontece quando você toma creatina diariamente mesmo sem treinar
O consumo da creatina ajuda a melhorar os resultados na academia

A proteína também pode ajudar. O ideal, então, é tomar a creatina dissolvida em água no momento da refeição. “Essa combinação favorece a absorção pelo tecido muscular. Boas opções para acompanhar o suplemento são banana, batata, peixe, frango e arroz integral”, explicou a nutricionista Carol Caldas, também em entrevista anterior ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Criança que morreu após comer ovo de Páscoa é enterrada no Maranhão

Luís Fernando, de apenas 7 anos, foi sepultado nesta sexta-feira (18/4), em Imperatriz, no Maranhão, após ingerir um ovo de Páscoa que teria sido...

Luciana Gimenez compartilha fotos raras, incluindo Mick Jagger com o filho Lucas

Luciana Gimenez está cada vez mais presente nas redes sociais, mesmo passando por momentos delicados, relacionados a saúde. Nesta sexta (18/4), a artista usou...

Alvo de críticas, Lexa defende importância de falar sobre pré-eclâmpsia

Lexa abriu o coração nas redes sociais nesta sexta-feira (18/4), após ser criticada por lançar uma música dedicada à filha Sofia, que faleceu três...