Enem 2025: entenda o que é ensino regular

Os candidatos que desejam prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2025 podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 25 de abril. O resultado será divulgado em 12 de maio.

O processo é feito pela Página do Participante. No momento da inscrição, o participante deve informar os seus dados pessoais e os referentes à sua escolaridade.

Uma das informações solicitadas é o tipo de ensino que o candidato frequentou ou ainda frequenta, no caso dos que ainda não terminaram o ensino médio. No pedido de isenção do Enem, é preciso assinar uma de três opções: ensino regular, educação especial (modalidade substitutiva) ou educação de jovens e adultos (EJA).

A primeira, por sua vez, se refere à modalidade tradicional de ensino oferecido nas escolas públicas ou privadas. Nela, o currículo e a faixa etária de cada etapa (educação infantil, fundamental e médio) são padronizados pelo governo.

A educação especial atende alunos com necessidades educacionais especiais, enquanto o EJA tem como público-alvo os jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada e retomaram os estudos posteriormente.

Enem: Veja fatos históricos e atuais que podem cair na prova

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Enem 2025: entenda o que é ensino regular no site CNN Brasil.

Selic: taxa de juros fecha 2025 no maior valor dos últimos 20 anos

O ano de 2025 chega ao fim com a maior taxa básica de juros da economia, a Selic, em quase 20 anos. O patamar...

Caso Master: PF colhe depoimentos nesta terça e pode rever acareação

Os depoimentos de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master; Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB; e Ailton de Aquino, um dos diretores do Banco...

Caso Master: Ministro do STF pode ser afastado? Especialista explica

O debate sobre a possibilidade de afastamento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou destaque após as recentes denúncias envolvendo o caso do...