Enem 2025: entenda o que é ensino regular

Os candidatos que desejam prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2025 podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 25 de abril. O resultado será divulgado em 12 de maio.

O processo é feito pela Página do Participante. No momento da inscrição, o participante deve informar os seus dados pessoais e os referentes à sua escolaridade.

Uma das informações solicitadas é o tipo de ensino que o candidato frequentou ou ainda frequenta, no caso dos que ainda não terminaram o ensino médio. No pedido de isenção do Enem, é preciso assinar uma de três opções: ensino regular, educação especial (modalidade substitutiva) ou educação de jovens e adultos (EJA).

A primeira, por sua vez, se refere à modalidade tradicional de ensino oferecido nas escolas públicas ou privadas. Nela, o currículo e a faixa etária de cada etapa (educação infantil, fundamental e médio) são padronizados pelo governo.

A educação especial atende alunos com necessidades educacionais especiais, enquanto o EJA tem como público-alvo os jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada e retomaram os estudos posteriormente.

Enem: Veja fatos históricos e atuais que podem cair na prova

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Enem 2025: entenda o que é ensino regular no site CNN Brasil.

Fogo em barco deixa mais de 140 mortos na República Democrática do Congo

Pelo menos 148 pessoas foram encontradas mortas na República Democrática do Congo depois que um barco motorizado de madeira pegou fogo e virou, informou...

Juliette, Anitta, Sandy e The Weeknd: veja lançamentos musicais da semana

O mundo da música se encheu de novos álbuns, colaborações e singles de grandes nomes da indústria nesta semana. Artistas internacionais, como The Weeknd e...

Rússia condena jovem a quase três anos de prisão por protesto antiguerra

Um tribunal de São Petersburgo condenou uma jovem de 19 anos a quase três anos em colônia penal após ela ser acusada de repetidamente...