Além de Katy Perry, a nave da Blue Origin levou dois ingredientes brasileiros para o espaço na viagem realizada nesta segunda-feira (14/4). Como parte de uma pesquisa da Embrapa, a tripulação 100% feminina levou na bagagem plantas de batata-doce e sementes de grão-de-bico.
O estudo, que integra as ações da Rede Space Farming Brazil, parceria entre a Embrapa e a Agência Espacial Brasileira (AEB), investiga sobre a produção de alimentos em ambientes fora da Terra, com alta radiação e baixa gravidade.
Quem conduziu o experimento foi Aisha Bowe, ex-cientista de foguetes da Nasa. Segundo informações da Embrapa, a batata doce e o grão-de-bico foram escolhidos porque reúnem vantagens agronômicas e nutricionais, além de serem espécies adaptáveis, de rápido crescimento e fácil manejo, que conseguem se desenvolver bem em condições adversas.
A batata doce também é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico e suas folhas oferecem uma alternativa de consumo como proteína vegetal. Já a escolha do grão-de-bico se dá pelo alto teor de proteínas.
Viagem ao espaço
A nave foi ao espaço nesta segunda (14/4), com Katy Perry e outras cinco mulheres. Elas alcançaram mais de 100 km de altitude, ultrapassando a Linha de Kármán.
“Eu me sinto muito conectada com o amor, muito conectada com o amor. Eu acho que essa experiência me mostrou que você nunca sabe quanto amor está dentro de você, quanto amor você precisa dar e o como você é amada até o dia do lançamento”, disse Katy, que se tornou a primeira estrela pop a voar para o espaço.
Fonte: Metrópoles