Ícone do site O SERINGAL

Katy Perry no espaço? Jornal acusa missão de “feminismo de mercado”

katy-perry-no-espaco?-jornal-acusa-missao-de-“feminismo-de-mercado”

Katy Perry no espaço? Jornal acusa missão de “feminismo de mercado”

O “The New York Times” descreveu a viagem espacial de Katy Perry e demais companheiras como um ato disfarçado de feminismo. Segundo a análise do jornal, a missão da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, dono da Amazon, embora promovida como um marco de empoderamento feminino por ser a primeira tripulação totalmente feminina desde 1963, teve mais um caráter de marketing e turismo espacial de elite do que um avanço genuíno para a igualdade de gênero ou a ciência.

Viagem de 11 minutos sem valor científico

A crítica, escrita por Amanda Hess, aponta que a viagem, com duração de apenas 11 minutos, não envolveu pesquisa científica ou treinamento extensivo, como o da cosmonauta Valentina Tereshkova, que orbitou a Terra por três dias em 1963.

Ludmilla diz ‘não’ a Lady Gaga e recusa convite milionário para show no Rio

Em vez disso, a tripulação – composta por celebridades como Katy Perry, Gayle King e a própria noiva de Bezos, Lauren Sánchez, além da  ex-cientista de foguetes Aisha Bowe, a astronauta e ativista Amanda Nguyen e a produtora Kerianne Flynn – foi vista como um grupo de “turistas espaciais” cuja missão principal era “experimentar a ausência de gravidade, ver a Terra de cima e transmitir ao vivo”, funcionando como uma plataforma promocional para a Blue Origin nada mais.

Feminismo usado como “verniz social”

O jornal argumenta que a narrativa de “feminismo” foi usada para dar um verniz socialmente relevante à missão, mas que, na prática, ela reforça a exclusividade do turismo espacial, acessível apenas aos extremamente ricos, sem abordar questões reais de desigualdade, como a sub-representação de mulheres na ciência aeroespacial ou os desafios enfrentados por mulheres em contextos menos privilegiados.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!  

A escolha de figuras públicas de alto perfil, como Perry, foi vista como uma estratégia para gerar publicidade, comparada a uma “coleção de bonecas American Girl”, onde a diversidade de perfis serviu mais para destacar o glamour do evento do que para promover mudanças estruturais.
     
Juliana Oliveira rebate Danilo Gentili: ‘Não é bem assim, não’

Além disso, a crítica destaca que a missão não ofereceu benefícios concretos para a ciência ou para as mulheres em geral, sendo mais um exemplo de “feminismo de mercado”: “Uma estética superficial que não enfrenta os problemas reais das mulheres na Terra, como a perda de direitos básicos”, justifica a publicação.

O post Katy Perry no espaço? Jornal acusa missão de “feminismo de mercado” apareceu primeiro em OFuxico.


Fonte: OFuxico

Sair da versão mobile